“Se você ainda não chorou copiosamente, você ainda não começou a meditar˜.
– AJAHN CHAH
Essa é uma das frases mais preciosas sobre a prática da meditação e a profundidade que ela tem, e a transformação que ela causa, que eu conheço. Ela dá uma dimensão fantástica da amplitude que a meditação tem na vida de quem pratica.
Talvez alguns de vocês estejam vendo ela pela primeira vez. Gostaria de saber o que vocês sentem, o que vocês entendem dessa frase.
Agradeço.
#meditação #ajahnchah #budismo #budismotheravada #theravada #frasedodia #comomeditar #concentração #aprenderameditar #aprendaameditar #ensinamentos #sabedoria #meditation
* * * * *
Publicado no Instagram do @_dharmalog. Siga aqui
Pura verdade. O contato com a gente mesmo é em geral impactante e doloroso de início. Mas depois com a prática da autoaceitação tudo flui?
Já chorei de soluçar no flow de uma aula de yoga ?
Quando estava estudando vedanta, conheci a meditação profunda, foi a primeira vez que chorei, uma sensação inexplicável?
A verdade É.
??? pra mim foi o contrário. Quando descobri a meditação e passei a praticar, fiquei muito mais centrada, tranquila, facilitou o entendimento da natureza mutável da vida, e diminuiu a vontade de chorar… ainda bem ??
?
Nesses 18 anos de prática meditativa, dentro das diversas práticas do budismo tibetano e agora em shaktipat, muito choro marcou essa caminhada. De desesperança, de alegria, de vazio, de preenchimento, de se perder, de se encontrar…
Já chorei de emoção na hora de relaxar numa aula de yoga. Sem motivo algum, só veio e deixei fluir. ?
Qual a técnica aplicada?
????? Já chorei várias vezes copiosamente em meditação, pois ela meche e abala toda a estrutura! Essa desconstrução dói! A meditação é um esvaziar-se de si até não sobrar mais nada!!
Mergulhar na sombra é necessário para se trilhar o caminho de luz…??
Estou gravando um vídeo pra comentar também. Muito rica essa troca e cada visão, cada interpretação. Agradeço!
A meditação viabiliza afloramento de emoções em consciência de unificidade de uma parte com o todo que ela integra, complementando-o. Então, é inevitável nos sensibilizarmos com dores que aparentemente não são diretamente nossas. Gratidão por proporcionar tal reflexão. ???
Acredito que ao chorar copiosamente em meditação é o verdadeiro chorar….este foi o choro mais doloroso e mais verdadeiro da minha existência….que grande impacto é sentir todas estas emoções, chega a ser desesperador vc não sentir controle…pq o mundo te cria com controle e para o controle….mas afinal o q é controle?…ou o q controlamos?….aí vc se dá conta q o controle é uma ilusão….não existimos em controle….existimos em persistência ….em querer ser….e ao mesmo tempo q tomar conhecimento sobre isso te liberta…este conhecimento tb te rasga a alma literalmente e isto dói tanto q o choro desperado é apenas o começo do despertar…então claro q eu me questiono sobre este caminho, algum ser humano não se questiona?…mas está sou eu, este caminho me liberta e me transforma em mim…sem amarrações e sem máscaras…e é dolorosamente lindo esta transformação…e é mágico a forma como o chorar te ‘esvazia’…como ele libera a dor…não é sumir com ela, mas é entender sobre ela e lidar com ela…quando vc aceita a dor isto machuca e eu desconheço uma alma q seja capaz de suportar tanta dor em silêncio, em calmaria…estou aprendendo a aceitar minhas lágrimas pq elas tb são parte de mim, me constroem….chorar me torna inteira, pois sou de risos e choros…de beijos e abraços…de tapas e apertos….eu sou inteira e o processo desta ‘construcao’ é profundo demais pra mente humana …então as lágrimas e os soluços saem copiosamente ….obrigada por partilhar…por doar os questionamentos q falam em vc …eles também são meus e me ajudam a persistir e evoluir…não consigo expressar o tamanho da minha gratidão ???
PRECISA CHORAR COPIOSAMENTE ?????????? NA MEDITACAO NAO PRECISA CHORAR COPIOSAMENTE . MEDITO HA ANOS , NUNCA CHOREI COPIOSAMENTE , A NAO SER SE VOCE E ASSASSINA .