NÃO PODE SER CONSERTADO “Acreditar que os problemas da vida de certa forma vão

NÃO PODE SER CONSERTADO

“Acreditar que os problemas da vida de certa forma vão se resolver, que tudo de mal é consertável e que vale a pena lutar por algo nesse samsara torna virutalmente impossível nutrir um desejo genuíno e amplo pela prática do dharma. A única visão que verdadeiramente funciona para um praticante do dharma é que não há soluções para os sofrimentos do samsara e que ela não pode ser consertado.”
– DZONGSAR KHYENTSE RINPOCHE

Acho que já devo ter colocado esse trecho aqui, mas como é tão importante e ressoa profundamente no âmago do nosso ser, está aí mais uma vez.

Gosto muito da definição do Samsara quem está no livro “A Essência Vajra”, que o compara não a um lugar, mas a um “jeito de ser”, que seria tipo o de um cachorro de rua perambulando perdido sem saber pra onde ir:

“Samsara não é um lugar, não é o planeta Terra, não é a existência humana, não é nada disso. O Samsara é esse jeito de ser, em que ficamos perambulando por aí, feito cachorro de rua, sem rumo, fundamentalmente deludidos, agindo a partir do desejo e da hostilidade. Sem amadurecer, sem florescer, sem cultivar a verdadeira felicidade, saltando de uma lado para o outro, até a morte finalmente chegar.” (“A Essência Vajra” de Düdjom Lingpa)

Podemos talvez dizer que o Samsara é isso que chamamos de “preocupações mundanas” constantes, voltadas ao mundo material e suas aparências. Ou a Matrix, um jeito de perceber e viver sonâmbulo automático e iludido que provoca repetição incenssante.

É como a gigantesca imensa maioria de nós vive nesse mundo, correndo atrás de objetivos configurados pela sociedade, ignorando a impermanência de tudo e construindo castelos de areia com esperanças de vida eterna. Para Dzongsar Khyentse Rinpoche, se ficarmos aí cheio dessas esperanças e investindo nossa vida e tempo nisso, não há esperança de dharma, nem da prática nem da percepção verdadeira de nada.

* * *

Time-lapse de @nateinthewild ?

#espiritualidade #praticaespiritual #dharma #desejos #apegos #ilusão #dzongsarkhyentserinpoche #dzongsarkhyentse #djkr #bodhicitta #enlightenment #awakening #despertar #samsara #matrix

* * * * *

Publicado no Instagram do @_dharmalog. Siga aqui

More from Nando Pereira (Dharmalog.com)
“As pessoas precisam entender a si mesmas, sem ilusões. É um desafio que só elas
“As pessoas precisam entender a si mesmas, sem ilusões. É um desafio...
Leia Mais
Join the Conversation

5 Comments

  1. says: Maria Cristina Carvalho

    É, eu diria que a única maneira é viver, aceitar o sofrimento, passar pela dor….afinal ela vive em vc, é vc….negar algo q eu sou não funciona….deixa a vida superficial….não é fácil mas eu diria que é uma realidade mais gostosa e que vale tão a pena….??

Leave a comment
Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *