“Escuridão é auto-ignorância”. – SAFA BOGA Se falamos tanto de autoconhecimento

“Escuridão é auto-ignorância”.
– SAFA BOGA

Se falamos tanto de autoconhecimento, está implícito que a realidade que vivemos é autoignorância. Mas a gente não fala tanto isso porque é extremamente desconfortável. Não podemos botar isso no Instagram. Tão desconfortável que geralmente usamos a negação como primeiro mecanismo de defesa – “eu já me conheço”. Ou a projeção – “os outros ainda não se conhecem”. Além disso, nossa sociedade atual, inclusive os ditos buscadores espirituais, vivem a ditadura de positividade tóxica, tem que ser muito positivos o tempo todo, então acabam obliterando do seu radar esse fato.

Mas a escuridão realmente não é um mundo do além ou uma dimensão de demônios que não tem nada a ver conosco. É uma condição humana promovida pela mente humana em ignorância. Em escuridão. Sem ver. Os eventos externos da nossa história (e do nosso presente) que denominamos de escuridão são obras desse estado de ignorância.

Veja que Jung já disse que “o diabo é a soma da escuridão da natureza humana” (O Livro Vermelho, pg 322). Então você tem aí a escuridão, o inferno e seu regente, todos dentro da nossa humanidade. Minha e sua, não de algum outro distante lá longe.

#escuridão #darkness #autoignorância #autoconhecimento #carljung #diabo #demônio #livrovermelho #redbook #psicologia #psicologiaanalítica #knowthyself #conheceatimesmo #filosofia #dharma

* * * * *

Publicado no Instagram do @_dharmalog. Siga aqui

More from Nando Pereira (Dharmalog.com)
A meditação é importante demais pra ser deixada pra trás. É? É mesmo? Se é, t
A meditação é importante demais pra ser deixada pra trás. É? É...
Leia Mais
Join the Conversation

3 Comments

Leave a comment
Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *