“Algumas das maiores dores que experimentamos vem de resistirmos à dor que estam

“Algumas das maiores dores que experimentamos vem de resistirmos à dor que estamos experimentando.”
– CORY MUSCARA (@corymuscara)

Como outros autores, Muscara enxerga a existência de uma dor primária, que seria a mais natural e parte da vida (algumas vezes inevitável), e a dor secundária, que é a resistência à dor primária. Embora compreensivel e desejável, essa dor secundária seria evitável.

Essa percepção é muito interessante e a coisa mais interessante que podemos fazer sobre isso é buscar verificar em nossa própria experiência. A próxima vez que você estiver passando por alguma dor ou sofrimento, tente perceber com verdadeira clareza e profunidade o que é que está realmente acontecendo em você. Se está sofrendo pela coisa em si ou por não querer sofrer com a coisa em si.

#dor #sofrimento #saúde #contemplação #visão #vipassana #vipasyana #meditação #autoobservação #resistência #psicologia

* * * * *

Publicado no Instagram do @_dharmalog. Siga aqui

More from Nando Pereira (Dharmalog.com)
“O momento presente é o campo em que ocorre o jogo da vida. Não pode ser jogado
“O momento presente é o campo em que ocorre o jogo da...
Leia Mais
Join the Conversation

5 Comments

  1. says: TBorges Imoveis & ADM

    O sofrimento pela negação é milhões de vezes maior, muitas vezes; que o sofrimento real. Achamos injusto passar por aquilo. – Como isso aconteceu comigo? Passei muitos anos com este sentimento impresso em mim como uma marca. Hoje, após muito tempo, consigo ver a realidade, o que ocorre no agora, com outra visão. O sofrimento ocorre, claro , mas com uma consciência do mundo ( que é e sempre será) Por tanto não adio minha prática. Esta frase está espalhada pela minha casa através de bilhetes, um japamalas, imagens, uma música, um mantra. Sei que essas práticas não curam, não têm poderes mágicos ou sobrenaturais . Mas esclarecem e me tiram de uma ignorância cega existencial prematura. Gratidão por esse grande presente q vc me apresentou. NAMASTÊ ?????? ? ????

Leave a comment
Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *