ILUSÕES “Toda percepção é o resultado de impulsos elétricos no cérebro – o mun

ILUSÕES

“Toda percepção é o resultado de impulsos elétricos no cérebro – o mundo do indivíduo é equivalente a um computador altamente avançado rodando e analisando programas em sua memória operante”.
— KEVIN MICHEL

“Tudo existe como informação em um campo de infinitas possibilidades, e é nossa Consciência que processa a informação e a faz aparecer como o mundo material”.
— JOSEPH P. KAUFFMAN

“Há as coisas como são e as coisas como parecem ser”.
— CHAGDUD TULKU RINPOCHE

Quem está no caminho espiritual volta e meia esbarra nessas afirmações de que o mundo que vemos não é real, ou de que nossa percepção do mundo é falha, que o mundo é um sonho. Mas como pode ser um sonho se podemos vê-lo tão nitidamente? Se podemos tocá-lo tão solidamente?

No vídeo deste post é fácil ver como nossos olhos não realmente vêem, apenas transmitem uma imagem que é processada internamente, e que esse processamento é problemático e não consegue de fato “ver” a realidade. Isso sem falar nas limitações óbvias de espectro de captura (um cachorro ouve bem mais que nós humanos, por exemplo) e também dos inúmeros condicionamentos adicionados pela cultura. Isso pode acontecer em coisas triviais mas também em conclusões com grandes consequências, como o geocentrismo que predominou até 500 anos atrás, baseado na percepção de que o sol “dava a volta” no céu, e assim nós éramos o centro da galáxia (e do universo, alguns acreditavam).

Um dos problemas que a espiritualidade tenta resolver é justamente transcender essas ilusões e processamentos condicionados da mente e chegar a uma compreensão maior e mais verdadeira da realidade. Questionamentos simples como “quem sou eu?”, a meditação e práticas que nos ajudam a ver a impermanência de todas as coisas são projetadas para isso.

O desafio é conseguir parar e olhar, como fazemos com essa imagem. É fácil fazer isso com ela pois ela é uma ilusão que claramente”incomoda” e apresenta um “erro” de processamento no cérebro. Mas a maioria das nossas ilusões do dia-a-dia não aparecem assim.

//

Video: Ames Window por CuriosityShow (YouTube).

//

#autoconhecimento #ilusão #sabedoria #dharma

* * * * *

Publicado no Instagram do @_dharmalog. Siga aqui

More from Nando Pereira (Dharmalog.com)
PARA MEDITAR, PRECISO “Para desenvolver concentração, preciso diminuir minhas a
PARA MEDITAR, PRECISO “Para desenvolver concentração, preciso diminuir minhas ambições e atividades....
Leia Mais
Join the Conversation

5 Comments

  1. says: Daniela Fregonese

    Natureza ilusória dos fenômenos: espero realmente alcançar essa compreensão e perceber as experiências como parte de um sonho. Bem interessante o vídeo! ??

Leave a comment
Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *