“Se você não se preocupa em proteger sua mente, você não pode nem fechar as port

“Se você não se preocupa em proteger sua mente, você não pode nem fechar as portas ao sofrimento nem abrir as portas para a felicidade.”
– THUBTEN ZOPA (em “The Door to Satisfaction”)

Esse é apenas mais um entre trilhões de ensinamentos que apontam na mesma direção da responsabilidade total com nossa própria mente, que é a chave-mestra do nosso sofrimento e da nossa felicidade. Céu e inferno.

Como a maioria de nós ainda está presa ao ciclo do samsara, acreditando que não é assim, que na verdade a resposta está nas coisas que queremos, nas conquistas, nas viagens, nas carreiras, nos dinheiros, nos amanhãs, etc, então temos aqui a oportunidade de ouvir pela trilionésima primeira vez este ensinamento.

“As ilusões fazem a mente ficar infeliz, insatisfeita, indomável”, diz Zopa. É compreensível que nossa mente busque reverter essa experiência infeliz, mas uma vez que está iludida, não sabe onde procurar e achar.

“Mesmo que nossas ações se pareçam com o Dharma ou que chamemos elas de prática espiritual, se elas não destruirem as nossas ilusões, elas não são o Dharma”, completa ele.

Como saber o que são nossas próprias ilusões? Não dá pra saber, a não ser que você olhe bem para onde elas estão e de onde elas nascem: sua própria mente.

“Uma definição de Dharma é qualquer remédio para as ilusões”. (Thubten Zopa)

//

Para olhar bem para nossa própria mente e ver onde estão nossas ilusões, precisamos de prática regular da meditação. É a única tecnologia acessível e profundamente eficaz para remediarmos nossa própria mente. Para conseguirmos embarcar com inspiração e disciplina na grande jornada que é a prática regular da meditação, estamos abrindo (próximo post) as inscrições para o novo grupo da Mentoria de Meditação do Dharmalog. São 30 dias, com início em 7 de março, para inspirar sua meditação e despertar para uma vida maior. Mais info em mentoriademeditacao.com e aqui no Feed do Dharmalog. Siga também @mentoriademeditacao.

//

#frasedodia #inspiração #sofrimento #asquatronobresverdades #nobresverdades #autoconhecimento #meditação #mentesana #despertar #lamazoparinpoche #thubtenzopa #budismo #buda #ciênciadamente #dharma #mentoria

* * * * *

Publicado no Instagram do @_dharmalog. Siga aqui

More from Nando Pereira (Dharmalog.com)
Nietzsche falando de Buda, bem interessante. Como o texto é grande, deixo o lin
Nietzsche falando de Buda, bem interessante. Como o texto é grande, deixo...
Leia Mais
Join the Conversation

3 Comments

  1. says: Maria Cristina Carvalho

    Que complexo e simples isto….nossa mente, que mega labirinto, maravilhoso ou infernal, vc escolhe….escolher é dureza….a meditação para mim hoje é tão essencial quando o ar q respiro….pq…veja bem, quando algo em minha mente me domina, a ponto de atormentar meu equilíbrio, como sono, alimentação, lágrimas e risos…eu paro, respiro, olho e deixo os pensamentos irem e virem, minha respiração desacelera, assim como os meus batimentos cardíacos e eu consigo um pouco de discernimento…..minha mente silencia e eu consigo sentir e ver…quando digo ver é o ver da alma….aquela sensação de paz e amor…responsabilidade e tranquilidade…não é fácil e nem sempre é bom….mas é tão essencial para buscar o ver…pra mim é tão forte está busca q mudo planos para encaixar está prática em minha vida cotidiana….não sei se mais alguém se sente assim…ou se tem alguma outra experiência para partilhar….me senti inspirada a partilhar isto com vcs…..obrigada por esta entrega Nando….sua jornada é sempre um ponto de luz na minha….??

Leave a comment
Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *