O caminho é inteiro sozinho, e, ao mesmo tempo, é impossível fazê-lo sozinho. /

O caminho é inteiro sozinho, e, ao mesmo tempo, é impossível fazê-lo sozinho.

//

É quase um enigma, ou um paradoxo.

Desde o início do caminho espiritual, das buscas, ou da própria vida, estamos sozinhos. E ao mesmo tempo não podemos ir em frente e chegar em nenhum lugar sozinhos. Quando um livro nos indica um porta, é nossa decisão íntima pessoal e solitária ir ou ficar, confiar ou negar. Quando um ensinamento nos é dado, é nosso processo íntimo pessoal e solitário decidir como reagir a ele, se ele nos toca ou não, se sim se não. Mesmo quando nossos melhores amigos ou mestres nos ajudam, ainda é de nossa própria responsabilidade decidir o que fazer com isso.

Lá no fundo somos sempre nós, sozinhos.

Se nos apoiamos demais nos outros, ou fazemos coisas “porque os outros” nos sugeriram, pressionaram, etc, continua sendo nossa responsabilidade íntima pessoal e solitária.

Ao mesmo tempo, não vamos longe sem contato e ajuda. Sem, no início, os pais. Depois os professores, os conhecimentos, os grupos de aprendizado. Os amigos. No trabalho, se não houver mentores, líderes, modelos, se não houver equipe, clientes, pacientes, alunos, não vamos a lugar algum.

Na espiritualidade ainda mais. Para encontrar aquilo que nos leva à verdade, à paz, temos que ter ajuda no caminho. Ele continua sendo nosso, íntimo pessoal e solitário, mas sem as sabedorias e mestres, como podemos ver o que não vemos? Os grandes filósofos, buscadores, mesmo os grandes mestres e budas, todos encontraram e receberam ajuda e orientação. Nenhum deles foi herói solitário ou um iluminado 100% autônomo.

Ao longo de toda a vida estamos em contato com tudo e todos, e ao mesmo tempo sozinhos pra sentir, decidir, ir aqui ou acolá. Em contato e sozinhos, em contato e sozinhos, em contato e sozinhos. Podemos reclamar, nos achar enganados, nos arrependermos, ou então ficarmos felizes, gratos, orgulhosos, seja o que for, sabemos que somos os responsáveis últimos e o cetro está em nossa mão.

A vida está passando.

“Cedo ou tarde, todos se sentam para um banquete de consequências”.

//

#autoconhecimento #caminhoespiritual #espiritualidade

* * * * *

Publicado no Instagram do @_dharmalog. Siga aqui

More from Nando Pereira (Dharmalog.com)
“Você não simplesmente acorda e se torna a borboleta˜. – GROWTH IS A PROCESS Nã
“Você não simplesmente acorda e se torna a borboleta˜. – GROWTH IS...
Leia Mais
Join the Conversation

15 Comments

  1. says: Daniela Fregonese

    Concordo totalmente.
    Nós vamos obtendo sucesso em algumas áreas da vida e nos esquecemos da interdependência.
    E, quando “fracassamos“ estamos lutando, muitas vezes nos esquecemos também. Por isso a gratidão é tão importante! É um sentimento que nos permite enxergar de uma perspectiva mais ampla.
    Fazer parte do grupo da Mentoria do @_dharmalog foi fundamental para eu avançar no caminho. Espero que outras pessoas possam ter essa experiência tão benéfica. Obrigada!

  2. says: Eli Oldani

    A conclusão que cheguei, se é que existe uma “conclusão ” para algo mutável, impermanente… enfim … que tudo que nos acontece independente do que seja, independente do sentimento que é despertado em nós. Tudo é necessário, não sei se necessário é a palavra certa, tudo Conspira para nossa evolução espiritual. Passei por situações difíceis e eu tive que passar por tudo isso. Aconteceu situações que eu me senti desconfortável eu sentia que o ecrto era desistir, mas ao mesmo tempo me questionava, não dessa vez vc não irá desistir, irá até o final, irá enfrentar os monstros. Doeu muito mas posso dizer que enfrentar fez com que eu enxergasse muitos monstros que talvez se eu tivesse aberto mão da relação antes não teria entendido cada um deles. E hj a torre / tarot a espiritualidade encerrou a situação porém com a ajuda do outro hj eu posso trabalhar esta sombra. O outro exerce um papel importante em nossa vida. Seja como for. Existe uma perfeição, uma sutil perfeição que poucos entendem.

Leave a comment
Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *