“O efeito da meditação é gradual. Não é sensato esperar que alguém se comporte c

“O efeito da meditação é gradual. Não é sensato esperar que alguém se comporte como um santo porque passou algumas horas quieto em meditação. A mudança vem com o tempo”.
// DUNGSE JAMPAL NORBU

“Pratique e tudo virá”.
// PATTABHI JOIS

“Quando a prática se torna firme, a real natureza se mostra como a verdadeira meditação”.
// SRI RAMANA MAHARSHI

Quando a prática se torna firme?

Só a própria prática dirá.

Não há algo externo que mensure de modo final, pois há variáveis importantes em jogo. Depende da dedicação do praticante, por exemplo, da presença dele na prática, da motivação, do modo como pratica, também de inclinações naturais, das instruções que recebeu, etc.

Lama Alan Wallace, autor de “A Revolução da Atenção”, diz que antigamente monges com “faculdades aguçadas”, retirados e em alto grau intensivo de treinamento atingiam um alto grau de realização na meditação (Shamatha) em apenas 3 ou 6 meses – desde que tivessem alguns anos prévios de estudo e prática ética. “Mas isso parece ser uma previsão otimista demais em nosso mundo moderno”, diz Wallace.

Ele diz que é mais sensato pensar em 5 mil horas de prática. “Num ritmo de 50 horas por semana por 50 semanas”. Em 2 anos atingiriamos um grau de realização na meditação. Mas quem hoje consegue dedicar 50 horas semanais à meditação? Isso é mais do que a jornada de trabalho regulada por lei. Se fizermos 5h de meditação por semana já terá sido bastante. Isso dá 20 anos de prática.

Apesar do tempo teoricamente longo, se formos ver bem, ele é equivalente aos estudos de uma faculdade. Se fizermos 25h de estudo semanal (5h por dia em 5 dias por semana), teremos um diploma em 4 anos. Não é sensato pensar que a realização da meditação possa levar menos tempo que uma faculdade. Afinal é um “mestrado” na própria mente. O melhor mestrado possível.

Por isso é melhor pensar como o ensinamento de Pattabhi Jois, “pratique e tudo virá”.

Vamos pra faculdade de nossa própria mente e o resto virá.

//

Mentoria de Meditação Dharmalog
INSCRIÇÕES ABERTAS para novo grupo
– link na bio –
ou em mentoriademeditacao.com

//

#cursosonline #meditação #meditacao #mindfulness #zazen #vipassana #mt #dharma

* * * * *

Publicado no Instagram do @_dharmalog. Siga aqui

More from Nando Pereira (Dharmalog.com)
“Não confunda imaginações com conhecimento da verdade”: Paul Brunton e as visões “divinas”
Num mundo tão repleto de confusão e ignorância, uma virtude fundamental e...
Leia Mais
Join the Conversation

7 Comments

  1. says: Lene Saldanha

    Uma vez disse a um amigo meu que é professor doutor: vc sempre dedicou seu tempo para estudar e aprender sobre sua profissão com afinco e dedicação. Pq no autoconhecimento vc quer que seja sem afinco e dedicação? Vc levou uma vida inteira de estudos, desde os primeiros anos escolares até terminar o doutorado e mesmo assim vc continua estudando. Vc nunca questionou isso. Pq no autoconhecimento vc acredita que deveria ser rápido? No final, ele percebeu o insitgh…É sobre essa faculdade do viver que a gente fala. O mundo interno exige tanto da gente qt o externo. Na verdade, exige mais. Mas essa é outra postagem. ???

  2. says: Andre Cipriano| Gestão Emocional e Autoconhecimento l

    Gostei muito desse post. Acho até que pode ser uma defesa da pessoa, talvez até medo de se olhar e encontrar com sua sobra. Parabéns pelo post.

  3. says: Nathany Rodrigues

    Sensacional o melhor mestrado da própria mente! Gratidão! Depois de buscar todo tipo de conhecimento e esgotar a mente eu entendi que o caminho é o inverso o silêncio a quietude para ouvir a voz do verdadeiro, eterno e sábio que no fala em silêncio! Gratidão???

  4. says: Maria Terêsa Borges

    Vá para a almofada com respeito criando espaço para a prática e sem contagem Ninguém está contando quantas meditações você faz por mês, por ano… Vá sem esperar nada, apenas sente-se e conecte-se com você mesma.

Leave a comment
Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *