“O (seu) mundo é uma fotografia externa da (sua) condição interna”. // UM CURSO

“O (seu) mundo é uma fotografia externa da (sua) condição interna”.
// UM CURSO EM MILAGRES (Cap.21)

“Projeção cria percepção”.
// (idem)

“O mundo que você vê é o que você colocou lá, nada mais que isso. (…) Por isso, para você ele é importante. Ele é a testemunha do seu estado mental”.
// (idem)

“Assim como uma pessoa pensa, assim ela percebe”.
// (idem)

“As projeções transformam o mundo numa réplica da nossa própria face desconhecida”.
// CARL G. JUNG (CW 9.2)

“Todas as experiências são precedidas pela mente, tem a mente como sua chefe, são criadas por ela”.
// BUDDHA GAUTAMA (no Dhammapada, Cap.1)

A projeção é uma das mais engenhosas artimanhas da mente e um dos fenômenos mais fundamentais das nossas ilusões e ignorâncias. Às vezes chego a pensar se a compreensão visceral da projeção por todos não poderia salvar o mundo. Acho que poderia.

Essas frases estão aí em cima para refletirmos sobre esse desconfortável trabalho de retirarmos nossa projeção do mundo. Talvez não exista muita lucidez e autoconhecimento sem isso.

Se essas frases forem verdade, há muitas implicações aí.

//

PS: A auto-consciência dos macacos varia, e mesmo alguns com alguma auto-consciência podem falhar no teste do espelho. O reconhecimento de si mesmo no espelho pode ser treinado.

//

Video por @ma7ar00 ?

#projeção #ucem #carljung #jung #buddha #buddhagautama #dhammapada #sombra #projeçãomental #buda #budismo #verdade #psicologia #autoconhecimento #despertar #consciência #dharma

* * * * *

Publicado no Instagram do @_dharmalog. Siga aqui

More from Nando Pereira (Dharmalog.com)
“A meditação pode não ser a sua prática – e tudo bem. Você não precisa se tornar
“A meditação pode não ser a sua prática – e tudo bem....
Leia Mais
Join the Conversation

6 Comments

  1. says: Daniela Fregonese

    Que bonitinho nosso parente de longe – curioso e insistente ??
    A projeção é artimanha e, ao mesmo tempo, um processo luminoso – interdependência e coemergência. Confesso que me espantei muito quando parei, pela primeira vez, para refletir a respeito. É revolucionário, não? Tudo fora tem correspondência dentro. Você acha que é possível retirarmos nossa projeção sobre o mundo de maneira puramente racional?

  2. says: Lene Saldanha

    Aquilo que nós vemos, vemos com os olhos que temos. Mas será que os olhos veem de verdade? Ou apenas acham que veem? O macaquinho vê e ao mesmo tempo não vê. E essa confusão é a mesma nossa, de uma mente que nem sempre entende aquilo que vê e muitas vezes não entende aquilo que não vê. Um dilema filosófico esse, viu. ??

  3. says: Minimalista Espiritual

    Abri o instagram, apareceu esse vídeo, 5 minutos atrás eu estava observando os macacos nas árvores que apareceram hoje no jardim ??

  4. says: Sibortolotte

    Queria muito que você explanasse melhor a parte final da sua frase: “ Às vezes chego a pensar se a compreensão visceral da projeção por todos não poderia salvar o mundo. Acho que poderia.”
    Achei muito intrigante mas confesso que não compreendi a profundidade do que disse, então se for possível gostaria que discorresse um pouco mais sobre esse assunto pra eu saber se consigo assimilar melhor, ou se ainda minha atual condição de conhecimentos não permite compreender alguns assuntos mais profundos. Gratidão ? ??

Leave a comment
Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *