“Andando devagar eu atraso o final do dia”. // MANOEL DE BARROS “A maioria das

“Andando devagar eu atraso o final do dia”.
// MANOEL DE BARROS

“A maioria das pessoas trata o momento presente como se fosse um obstáculo que elas precisam superar. Uma vez que o momento presente é a própria vida, essa é uma maneira insana de viver”.
// ECKHART TOLLE

Eu gosto da palavra “transe” pra definir esse modo de ver e se mover no tempo cotidiano como se fosse somente uma esteira de tarefas – a ser acelerada e finalizada o mais rápido possível. E a cultura moderna é toda estruturada como uma esteira de tarefas em aceleração perpétua, todo mundo correndo na sua, “na correria”, etc. O fetiche disso parece permanecer, aquela idéia de um certo status de fazedor. Já há sabedoria suficiente orbitando nossas vidas, mas o frenesi continua. Até maior, talvez.

Por isso é realmente uma tarefa hercúlea você manter a consciência, a sanidade, dar um passo de cada vez e estar vivo no momento presente enquanto está dentro dessa cultura de adiantar o final do dia. É necessário que você seja um verdadeiro buscador, com elmo, escudo e lança, pra dar cabo. Menos que isso não há chance. É preciso um interesse anormal na saúde e na vontade de viver para confrontar esse modus operandi mental.

Você vai ver, amanhã você acorda e o transe já está ali, do lado da sua cama, prontinho pra sequestrar sua consciência e assumir as rédes do dia. E acelerarmos até que ele acabe.

“Uma maneira insana de viver”.

//

“As tartarugas sabem mais do caminho do que as lebres”.

//

#manoeldebarros #eckharttolle #momentopresente #reflexões #saúdemental #saúde #espiritualidade #dharma

* * * * *

Publicado no Instagram do @_dharmalog. Siga aqui

More from Nando Pereira (Dharmalog.com)
“Não se engajar em ignorância é sabedoria.” – BODHIDHARMA (440-528 DC) Essa afi
“Não se engajar em ignorância é sabedoria.” – BODHIDHARMA (440-528 DC) Essa...
Leia Mais
Join the Conversation

9 Comments

  1. says: Lene Saldanha

    O momento presente…falamos muito, vivemos tão pouco. Me lembrei do filme Dias Perfeitos…A vida pulsa. Mas a gente esquece e olha pro outro lado buscando algo mais. E assim perdemos o pulsar da vida. Em minhas andanças internas, sinto que a poesia é quem tem o verdadeiro dom de nos despertar…deveríamos viver mais poesia. Lindo post. ?

  2. says: Minimalista Espiritual

    Só consegui lembrar da musica: Ando devagar porque já tive pressa
    E levo esse sorriso porque já chorei demais…cada um de nós compõe a sua história, cada ser em si carrega o dom de ser capaz e ser feliz.

Leave a comment
Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *