“Todos os seres tem a natureza búdica”. – EIHEI DOGEN Um trecho de uma palestra

“Todos os seres tem a natureza búdica”.
– EIHEI DOGEN

Um trecho de uma palestra (2016) do Lama Padma Samten sobre a natureza de Buda:

“Eu queria começar lembrando que nos ensinamentos do Buda está presente esse aspecto: todos os seres têm a natureza de Buda. Isso não é uma coisa muito fácil da gente entender. Quando estamos presos dentro de nossas limitações, dentro das bolhas de realidade, pensamos: “Bom, eu não sei se eu tenho a natureza de Buda ou não tenho.” Ainda pior as coisas ao redor. Os inimigos, nem pensar. Se a gente imaginar os outros seres, aí mesmo que a gente não consegue entender.

Então isso é um ponto super importante. Se a gente simplesmente contemplar a natureza de Buda dos seres, isso já é uma prática de topo, uma prática extraordinária. Ela pode parecer ultra simples, esquemática, estranha, mas é uma grande prática — simplesmente contemplar o fato de que os seres têm a natureza de Buda.”

É difícil definir e reconhecer a natureza de Buda, mas eis mais um trecho Lama Samten:

“A base da nossa mente não tem propriamente uma experiência fundamental, no sentido discriminativo, separativo, aparente. Ela tem a liberdade de manifestar diferentes aparências. (…) Nós não somos nenhuma das aparências que se manifestam. Por mais que a gente queira, a gente não consegue se fixar nas aparências. Esse é o sentido profundo da vacuidade. Nenhuma aparência fica fixa. Nós transitamos por dentro das aparências todas, incluindo sentimentos, estruturas cármicas, todos esses aspectos flutuam o tempo todo.(…)

Então, a natureza da nossa mente é livre. As realidades que vivemos flutuam dentro das bolhas. A característica principal de nós mesmos é o espaço, a espacialidade, a liberdade.”

#dogen #eiheidogen #buda #naturezadebuda #budeidade #lamapadmasamten #budismo #naturezabudica #buddhanature #vacuidade #quemsomosnós #quemsoueu transitoriedade #espiritualidade #práticaespiritual #dharma

* * * * *

Publicado no Instagram do @_dharmalog. Siga aqui

More from Nando Pereira (Dharmalog.com)
“Se você não está se divertindo, você não está aprendendo. Há um prazer em desco
“Se você não está se divertindo, você não está aprendendo. Há um...
Leia Mais
Join the Conversation

3 Comments

Leave a comment
Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *