“A regra psicológica diz que quando uma situação interna não se torna consciente, acontece no ambiente externo, como destino. Isto é, quando o indivíduo permanece indiviso e não se torna consciente de suas contradições internas, o mundo deve forçar o conflito e ser rasgado em metades opostas.”
– CARL JUNG (em “Christ, A Symbol of the Self”, CW9, par.126)
Todos temos contradições internas. Todos temos opostos internos (sombras). Todos temos que tornar o interno (muito) mais consciente do que ele está, se quisermos nos despreender das amarras mentais que nos prendem aos dramas humanos. Por isso se diz que “não há espiritualidade sem o trabalho sobre a sombra”. É uma forma de afirmar a importância de resolver os conflitos internos do ego, para que só então o ego possa ser visto, compreendido, transcendido.
A tensão que os conflitos internos geram, o apego ao eventos do mundo e à própria identidade, a quantidade de energia vital que isso consome no dia são tão grandes que praticamente impedem a pessoa de estabelecer práticas espirituais ou um desenvolvimento pessoal satisfatório (mesmo se levarmos em conta apenas uma esfera puramente mundana).
E o que resulta disso é um mundo de destinos. Eventos e experiências inteiramente “obra do externo”. E isso reforça, e retroalimenta, o cultivo da inconsciência e da ausência de responsabilidade sobre o que se vive.
O II ENCONTRO COM A SOMBRA acontece em setembro, em data e horário a ser divulgado esta semana. Se quiser saber mais e receber as informações, entre pra lista que está no LINK NA BIO.
Foto: @erkemerry_artistry ?
#sombra #opostos #carljung #psicologia #psicilogiaanalitica #integração #integraçãopsicológica #shadowwork #espiritualidade #spiritualty #personalidade #sombrapsicológica #cursosonlije #workshoponline #
* * * * *
Publicado no Instagram do @_dharmalog. Siga aqui
@somosavida
???????