O QUE É A SOMBRA? CARL JUNG, o grande popularizador deste termo “sombra”, descr

O QUE É A SOMBRA?

CARL JUNG, o grande popularizador deste termo “sombra”, descreveu-a como “o lado negativo ou escuro de nossa personalidade”, formada geralmente por traços inferiores, animais e/ou inaceitáveis, que são negados da personalidade, tornando-se assim eu “eu renegado”.

O primeiro reflexo defensivo do ego é pensar que não há nada disso em si mesmo. “Mas todos temos sombras, e quanto mais inconsciente ela é, mais densa e escura se torna”, diz JUNG. Ou seja, quanto mais pensamos que não temos, mais temos. “Tudo que negamos em nós, aquilo que é inferior, maligno e inaceitável – se torna parte da nossa sombra”, diz Scott Jeffrey.

Podemos perceber manifestações da sombra quando alguém diz “ele não está sendo ele hoje”, ou “não sei porque fiz isso, não consegui me deter” ou ainda “às vezes ela é assim, tem esses comportamentos” (“mas no fundo é uma pessoa boa”). Ou simplesmente quando nos tornamos muito críticos ou acusadores de alguém de maneira repetitiva.

Uma das formas mais fortes de resistência que usamos é o mecanismo de defesa da PROJEÇÃO, que consiste em atribuir a pessoas ou objetos externos aquilo que nós temos mas não reconhecemos. Isso toma a forma de acusação, crítica, irritação e violência. JUNG afirmou que essas projeções “são muito difíceis, às vezes impossíveis, de dissolver”, tamanha a resistência.

Podemos reconhecer a sombra em personagens populares da literatura, da tv e do cinema, como Darth Vader, o jedi do mal vestido de preto de Star Wars; Claudius em Hamlet; Prof Moriarti de Sherlock Holmes; Gollum e Saruman, em Senhor dos Anéis, e praticamente todo vilão. Eles são a personalificação projetada da sombra.

A sombra, segundo Jung, não pode ser extirpada ou mantida no inconsciente, deve ser aceita e integrada. Além disso, segundo ele, não há como alcançar o auto-conhecimento sem passar pelo conhecimento da sombra. “É o primeiro estágio para conhecer nosso verdadeiro Ser” (Jung).

2.o ENCONTRO COM A SOMBRA
Segunda, 20/9, às 17h
com Nando Pereira, terapeuta e criador do Dharmalog
LINK NA BIO ou dharmalog.com/sombra

#sombra #sombrapsicologica #psicologia #carljung #jung #terapia #inconsciente #workshoponline #terapiaonline

* * * * *

Publicado no Instagram do @_dharmalog. Siga aqui

More from Nando Pereira (Dharmalog.com)
Felicidade, “uma experiência infinitamente pacifica”, no relato de Yongey Mingyur Rinpoche
O relato abaixo é do mestre budista Yongey Mingyur Rinpoche, um dos...
Leia Mais
Join the Conversation

3 Comments

Leave a comment
Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *