O HOMEM SEM SOMBRA “O “homem sem sombra” é justamente o homem estatisticamente

O HOMEM SEM SOMBRA

“O “homem sem sombra” é justamente o homem estatisticamente mais comum, aquele que acha que é só aquilo que ele se importa em saber de si mesmo… Mas o confronto com (o que ele é) representa um problema ético de primeira ordem, que ele só consegue perceber quando se depara com a necessidade de integração da sua personalidade, quando tem uma neurose ou quando sente que sua situação mental não é satisfatória. Certamente não é o caso da maioria; quem é indivíduo-da-massa, por princípio não entende nada… Mas aquele que sabe que algo é responsabilidade dele, ou que pelo menos algo deve ser (responsabilidade dele), sente-se responsável por sua situação mental e tanto mais claramente vê como deveria ser para ser mais saudável, mais estável e mais apto.”
– CARL G. JUNG (em “The Structure and Dynamics of the Psyche”)

Geralmente é assim: a gente só busca terapia quando a coisa tá feia, a gente só busca algo mais profundo quando a vida entra em colapso, a gente só entra na espiritualidade quando “nada mais dá certo”.

Em outro trecho desse mesmo discurso Jung diz que “infelizmente nem o chamado homem religioso nem o homem da pretensa ciência” escapam a essa vala comum – pois em ambos pode não existir o senso de responsabilidade. Um talvez mais às leis imutáveis ou à ausência de sentido, outro mais à espera de salvadores externos.

Jung diz que o homem comum “age sobre a égide de não perceber nada, nem precisa perceber, porque pra ele a única coisa que comete erros é aquela vasta anonimidade conhecida por nomes como Estado ou Sociedade”.

Ou, simplesmente, o “outro”.

***

Foto: Carl Jung

#sombra #sombrapsicologia #carljung #autoresponsabilidade #terapiaonline #workshop #shadowwork #pensamentos #psicologia #psique #projeção #projeçãopsicológica #religião #ciência #semsombra #encontrocomasombra #oficinaonline @_dharmalog #reflexões #autoconhecimento #espiritualidade

* * * * *

Publicado no Instagram do @_dharmalog. Siga aqui

More from Nando Pereira (Dharmalog.com)
“O que nosso tempo necessita são seres mais bondosos, não seres mais inteligente
“O que nosso tempo necessita são seres mais bondosos, não seres mais...
Leia Mais
Join the Conversation

1 Comment

Leave a comment
Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *