“Trate cada momento como seu último. Não é a preparação para algo mais”. – SHUNR

“Trate cada momento como seu último. Não é a preparação para algo mais”.
– SHUNRYU SUZUKI

Essa segunda parte da frase é a mágica. A primeira parte nós já ouvimos várias vezes, de vários autores e mestres diferentes. E se confunde com jargão de auto-ajuda e pensamento positivo. Mas quando você diz que não estamos vivendo este momento PARA QUE outro possa ser vivido (de uma determinada maneira, como melhor), então há uma desistência desse momento futuro. Quando conseguimos compreender que esse momento aqui agora não é submisso nem dependente de algo mais, de algo futuro, então ele ganha uma espécie de independência, de vigor, de vida! Ele ressuscita! É um grande triunfo para ele. Para nós, que somos ele.

É este momento aqui totalmente para ele mesmo. É um cuidado e uma atenção que sempre lhe faltou. É uma alegria.

É este momento agora por ele mesmo, para ele mesmo.

Como se voltássemos nosso olhar mental de um ponto a 1 km de distância e o colocássemos em nossos pés, e no chão debaixo dele. E realmente olhássemos. E realmente ficássemos aqui, totalmente aqui.

É como o próprio Zazen (a meditação do Zen) e sua base em “shikantaza”, que significa “apenas e totalmente sentar”. Sem algo mais.

#presença #momentopresente #shunruysuzuki #zen #budismozen #zenbudismo #meditação #meditacao #aquiagora #vivermelhor #autoconhecimento #autoconhecimentoliberta #autoconhecimentotransforma #buscaespiritual #filosofiadevida #filosofiaoriental #despertar #despertardaconsciência #despertardaconsciencia #dharma #darma

* * * * *

Publicado no Instagram do @_dharmalog. Siga aqui

More from Nando Pereira (Dharmalog.com)
“Se Deus existe, ele não sabe inventar a humanidade”. – HELENA, 10 anos via Do
“Se Deus existe, ele não sabe inventar a humanidade”. – HELENA, 10...
Leia Mais
Join the Conversation

6 Comments

  1. says: Teresinha Adoni

    Como é bom ler esses textos! Eles nos recolocam a todo momento, no “aqui e agora”. Faz com que nos lembremos unicamente do presente. Gosto muito e me recoloco. Obrigada ?

Leave a comment
Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *