NÃO SACRIFIQUE SUAS VIDAS FUTURAS “Sua vida atual é apenas uma vida; as vidas f

NÃO SACRIFIQUE SUAS VIDAS FUTURAS

“Sua vida atual é apenas uma vida; as vidas futuras são inumeráveis. Não sacrifique tantas vidas para perseguir o bem-estar iludido desta vida presente. Se você negligenciar a prática do Dharma, dia após dia, você se arrependerá amargamente – mas tarde demais, no momento da morte. Uma pessoa que está morrendo pode praticar: Este agora é o momento para se dedicar à prática espiritual. A experiência que a prática lhe trará é a única coisa que lhe ajudará na hora da morte”.
– DILGO KHYENTSE RINPOCHE (em “The Hundred Verses of Advice”)

É interessante pensar que, se tivermos vidas futuras, elas podem estar condenadas a repetir os mesmos esquemas e sofrimentos desta vida agora, deste momento aqui. Se vamos acordar amanhã e temos alguma impressão que temos sofrimento, insatisfação, cansaço ou qualquer percepção de uma busca por bem-estar provisório, porque as vidas futuras não refletiriam essa mesma coisa? Elas só mudarão se nós fizermos alguma mudança a partir de aqui e agora. Senão a mentalidade será a mesma, a perpceção será a mesma, a consciência será a mesma.

A prática espiritual é justamente a possibilidade de mudar algo na consciência, na percepção. De despertar desse “perseguir o bem estar iludido desta vida presente”. Que é extramemente atraente e se justifica o tempo todo, pois realmente temos que ter algum. O problema que Dilgo Khyentse ressalta é se dedicar a perseguir apenas isso. Aí a negligência da prática espiritual causará o grande problema.

#práticaespiritual #práticadodharma #dharma #dilgokhyentserinpoche #dilgokhyentse #budismo #budismotibetano #vajrayana #reflexãododia #disciplina #compormisso #práticadiária #despertardaconsciencia #despertardaconsciência #verdades #morte #arrependimento #sentidodavida #propósitodevida #darma

* * * * *

Publicado no Instagram do @_dharmalog. Siga aqui

More from Nando Pereira (Dharmalog.com)
LEVINHO, LEVINHO “Então jogue fora sua bagagem e vá em frente. Há areias movedi
LEVINHO, LEVINHO “Então jogue fora sua bagagem e vá em frente. Há...
Leia Mais
Join the Conversation

6 Comments

  1. says: Jean Scheifer

    No Lo Jong existe um precioso ensinamento: saber da CERTEZA da morte e da INCERTEZA do momento da morte é o que nos coloca no aqui e no agora… e todos os fatos da vida perdem o seu valor pra essa premissa

Leave a comment
Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *