“A vida espiritual começa quando você se solta do controle dos sentidos.” – SWAM

“A vida espiritual começa quando você se solta do controle dos sentidos.”
– SWAMI VIVEKANANDA

“Aquele que é dominado pelos sentidos é mundano, é um escravo”, diz Vivekananda.

Controlados pelos sentidos, não podemos ver nada, somente Maya, o mundo ilusório. Por exemplo, quando um amigo seu explode em ira e ciúme destrutivo na sua frente, e sai descontroladamente de maneira agressiva pela rua afora, qual a primeira coisa que você faz?

É a mesma coisa que precisamos para a busca da verdade ou qualquer objetivo que se tenha numa chamada “vida espiritual”. Precisamos de calma, precisamos parar. Centrar-mo-nos. Estabelecer condições apropriadas para compreender qualquer coisa. Tentar empreender qualquer entendimento ou atitude espiritual enquanto estamos sob o domínio dos sentidos é um esforço em vão.

E antes que alguém desentenda isso, não estamos buscando a supressão dos sentidos nem sua negação, mas a liberdade do seu controle cego.

“A liberdade é o teste do ser superior”. (Swami Vivekananda)

#yoga #swamivivekananda #ensinamentosdoyoga #rajayoga #vedanta #frasedodia #liberdade #vidaespiritual #caminhoespiritual #espiritualidade #meditação #dhyana #pratyahara #maya #dharma

* * * * *

Publicado no Instagram do @_dharmalog. Siga aqui

More from Nando Pereira (Dharmalog.com)
Como prometido no post anterior, seguem abaixo mais 7 trechos do ensinamento do
Como prometido no post anterior, seguem abaixo mais 7 trechos do ensinamento...
Leia Mais
Join the Conversation

3 Comments

  1. says: Lene Saldanha

    Por isso precisamos tanto do silêncio e das pausas. Um mundo que incentiva o movimento ininterrupto, com o pretexto de sermos “produtivos” é um mundo que não nos deixa espaço para o sentir e observar. Vivemos arrastados pelos sentidos… perceber isso e parar o movimento é nosso compromisso ??

  2. says: Maria Terêsa Borges

    Eita coisa difícil de fazer. Mas não é impossível se praticar bastante com amor ? amar a prática com leveza e liberdade. É como se eu você um observador vendo uma briga por um binóculo. Sei que está acontecendo um desentendimento lá longe mas não ouço a discussão não posso interferir só posso observar de longe esperar acalmar e pacientemente encontrar o melhor jeito de agir ou não agir só manter a observação. Lições difíceis de aprender mas são ouro no processo de autoconhecimento. Gratidão Nando pelos ensinamentos obrigada pela partilha. Não vejo a hora de chegar dia 18 haha ? gratidão Nando boa noite!??

Leave a comment
Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *