VIVEMOS COMO GALINHAS
NÃO SABEMOS DE NADA DISSO
(por Ajahn Chah)
“Vivemos como uma galinha que não sabe o que está acontecendo. De manhã pega seus bebês pintinhos para buscar comida. À noite volta pra dormir no viveiro. Seu dono espalha arroz para ela comer todos os dias, mas ela não sabe por que seu dono a está alimentando.
A galinha e seu dono estão pensando de modos muito diferentes.
O dono está pensando “quanto essa galinha pesa?”. A galinha, porém, está entretida com a comida. Quando o dono vem pegá-la para pesá-la, a galinha pensa que ele está sendo carinhoso.
Nós também não sabemos o que está acontencendo: de onde viemos, quantos anos mais vamos viver, para onde iremos, quem vai nos levar lá. Não sabemos nada disso.
O rei da Morte é como o dono da galinha. Não sabemos quando a morte nos pegará, porque estamos entretidos – entretidos com as visões, os sons, cheiros, gostos, sensações e idéias.
Não temos nenhuma noção que estamos ficando velhos. Não temos senso de suficiência.”?
— AJAHN CHAH
Por isso falamos tanto de inconsciência, ignorância, ilusão, fantasia, entretenimento, hipnotizados pelos sentidos, percepções equivocadas e mais um monte de situações que vivemos mas que não estamos acordados.
Mas mais do que isso tudo, é não saber o que está acontecendo e viver entretido com atividades imediatas. Abrir mão das possibilidades da consciência, do despertar, do saber o que estamos fazendo aqui é abrir mão das potencialidades humanas, das nossas possibilidades.
E o rei da Morte está cada vez melhor em dar milhos, e milhos cada vez melhores.
Quanto você pesa?
#despertar #verdade #verdades #buscaespiritual #consciência #autoconhecimentodesperta #práticaespiritual #descobriraverdade #buscadaverdade #ajahnchah #budismo #budismoteravada #ensinamentosbudistas #matrix #oqueéaverdade #verdadedavida #dharma
* * * * *
Publicado no Instagram do @_dharmalog. Siga aqui
80
……é como estar no meio de uma “Guerra”…..no meio do tiroteio…..o Mundo quer te prender, te escravizar…..te submeter a opressão……se tudo isso é um processo de educação……então a meta é acordar……depois de acordado, reconhecer o trabalho que viemos aqui fazer……como o trabalho é a linguagem comum em todo o Universo…..então tudo se justifica…..mas há os que preferem o sono…..estes são as galinhas…..
Gostei do texto!