“A fonte da ignorância é o apego ao eu”. – LAMA CHODAK GYATSO NUBPA A primeira

“A fonte da ignorância é o apego ao eu”.
– LAMA CHODAK GYATSO NUBPA

A primeira pergunta sobre essa frase seria “que ignorância?”. Pode soar engraçado, mas acho uma pergunta necessária. Que não pode ser tomada como algo já sabido.

A ignorância é de tudo, basicamente. Não sabemos o que tá acontecendo nesta vida, nem para onde vamos, nem a natureza e a verdade disso tudo, e aparentemente ninguém sabe (apesar de muitos terem certezas, não há um consenso mínimo). Por causa disso, percebemos e agimos com ignorância, tomando a vida e as circunstâncias como coisas que não são. E continuamos nessa situação porque continuamos apegados ao eu, sem entender que uma coisa leva à outra.

A segunda pergunta seria então “que eu é esse?” que está mencionado nessa frase.

Essa é uma pergunta de ouro em todos os terrenos da espiritualidade. Que eu é esse? Existe um falso eu? Existe um verdadeiro eu? Por que isso acontece? Não consigo simplesmente me perceber como sou?

O “eu” que é a fonte da ignorância é isso que chamamos de falso eu, a falsa percepção de quem somos, geralmente baseada em nome, características físicas, educação, laços familiares, altura, peso, cor, terra natal, idade, posição social, patrimônio, capacidades ou habilidades relativas, conquistas, etc. Um mix variável disso tudo, dependendo da nossa compreensão, cultura, etc. O falso eu é esse que geralmente nos referimos como “eu” baseado em referências impermanentes, acreditando que ele existe de forma permanente. E ainda que ele possa existir no formato provisório e relativo, e que possa servir momentaneamente para nossas atividades mundanas, o apego a esse “eu” (como verdade do ser) é a fonte da ignorância, segundo Lama Chodak Gyatso Nubpa.

Podemos entender isso facilmente quando falamos de egoísmo. Sabemos que o egoísmo é ruim, é uma ilusão e uma fonte de ignorância e isolacionismo, de desunião e injustiça. O egoísmo é esse apego ao eu.

#ignorância #fontedaignorância #sabedoria #verdadeiroser #verdadeiranatureza #naturezabúdica #naturezadebuda #budismo #frasedodia #ensinamentos #autoconhecimento #autoconhecimentodespertar #despertardaconsciência #quemsoueu #verdade #verdades #dharma

* * * * *

Publicado no Instagram do @_dharmalog. Siga aqui

More from Nando Pereira (Dharmalog.com)
A SENHORA ME DESCULPE “A senhora me desculpe, mas no momento não tenho muita ce
A SENHORA ME DESCULPE “A senhora me desculpe, mas no momento não...
Leia Mais
Join the Conversation

1 Comment

Leave a comment
Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *