COMO MEDITAR MEDITAÇÃO É LUTA O trecho a seguir é uma resposta do grande yogue

COMO MEDITAR
MEDITAÇÃO É LUTA

O trecho a seguir é uma resposta do grande yogue Sri Ramana Maharshi à pergunta sobre como meditar. A resposta dele naturalmente não é uma resposta definitiva, nem a melhor, nem a única (não é sequer a única que ele mesmo deu), mas é a resposta de um grande sábio que se tornou referência da realização através da meditação. Sua abordagem é associada ao Jana Yoga e/ou ao Advaita Vedanta.

“Pergunta: Como meditar?

Ramana Maharshi: Concentre-se naquele (pensamento, foco) que você mais gosta. Se um simples pensamento prevalecer, todos os outros serão dispensados e finalmente erradicados. Enquanto a diversidade (de pensamentos) prevalecer, haverá pensamentos ruins. Quando o objeto do amor prevalece, somente bons pensamentos ficam no campo. Portanto sustente um pensamentos apenas.

Dhyana (meditação) é a prática principal.

Dhyana significa luta. Assim que você começar a meditar outros pensamentos vão popular sua mente, reunir forças e tentar afogar o pensamento único que você tenta sustentar. O pensamento (único) bom deve gradualmente se fortalecer pela prática repetitiva. Quando tiver forte, os outros pensamentos serão enfraquecidos. Essa é a batalha real que sempre acontece na meditação. O indivíduo quer se livrar da miséria. Isso exige paz mental, que significa a ausência de perturbação que vem dos vários tipos de pensamentos. A paz mental surge somente com dhyana (meditação).”

– SRI RAMANA MAHARSHI (em “Talks”, 371)

#dhyana #sriramanamaharshi #ramanamaharshi #meditação #meditar #comomeditar #medite #tempodemeditar #meditarépreciso #dúvidasdemeditação #mentoriademeditação #dharma #moksha

* * * * *

Publicado no Instagram do @_dharmalog. Siga aqui

More from Nando Pereira (Dharmalog.com)
“Só aqueles que já são muito sinceros sabem que não são completamente sinceros”.
“Só aqueles que já são muito sinceros sabem que não são completamente...
Leia Mais
Join the Conversation

2 Comments

Leave a comment
Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *