“No início da jornada, você se pergunta quanto tempo vai levar e se vai consegui

“No início da jornada, você se pergunta quanto tempo vai levar e se vai conseguir nessa vida. Mais tarde, você vê que onde você vai chegar é aqui e você chegará agora. Então você para de perguntar.”
– RAM DASS

Precisamos do caminho porque não sabemos onde é a partida nem a chegada muito menos que já estamos na “chegada”.

Essa pergunta é feita por vários buscadores, inclusive é um trecho clássico da vida de Dogen Zenji, um dos maiores mestres do Zen Budismo. Se todos temos a natureza verdadeira de Buda, porque praticar? Porque se lançar a uma jornada? Peter Levitt, autor de “The Essential Dogen”, diz:

“Para responder, gostaria de oferecer uma resposta baseada nos ensinamentos de Dogen: nós praticamos porque não sabemos ainda quem ou o que somos. Mas devido a muitas causas, inclusive o sofrimento que experimentamos e a expectativa gerada por esse sofrimento, nós aspiramos saber. A aspiração leva muitas pessoas à pratica da meditação (zazen)”.

Basicamente, não sabemos. Aspiramos saber. Aí tudo começa, e leva até onde tudo termina. Nessa vida, esperamos. :)

#buscaespiritual #autoconhecimento #meditação #naturezabúdica #naturezadebuda #quemsoueu #quemsomosnós #naturezaverdadeira #verdadeiroser #verdadeiroeu #filosofia #zenbudismo #budismozen #zen #dogenzenji #eiheidogen #meditação #zazen #peterlevitt #ramdass #jornadaespiritual #espiritualidade #caminhoespiritual #autoajuda #religião #verdade #dharma

* * * * *

Publicado no Instagram do @_dharmalog. Siga aqui

More from Nando Pereira (Dharmalog.com)
“Não estou nada interessado em imortalidade, apenas no gosto do chá”.? — LÚ TÓNG
“Não estou nada interessado em imortalidade, apenas no gosto do chá”.? —...
Leia Mais
Join the Conversation

5 Comments

  1. says: Maria Terêsa Borges

    Início – caminho – chegada – agora é o que esperamos nesta vida. Amor, paciência e compaixão. Bom fim-de-semana Namastê ????????

  2. says: Lene Saldanha

    Aspiramos. Apenas. E entendemos que não precisamos perguntar mais. Só caminhar. Brinco que já sei que não alcançarei a iluminação nesta vida. Meus carmas não vão deixar.?. isso não me desanima. Pelo contrário. Me dar ânimo para seguir. Tento fazer sempre o meu melhor focada na sabedoria do meu coração. Pois ele já me diz que tenho feito isso de outras vidas…Uma vida de cada vez. ?? parei de perguntar e foquei em aprender com meus passos com muita honestidade comigo, colhendo meus frutos maduros verdes e podres no caminho. Acho que não há aonde chegar. Já chegamos. ?? lindo dia pra tu, Nando. ??

Leave a comment
Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *