“Se as pessoas parassem de reclamar “ah sou um pecador” e usassem essa energia p

“Se as pessoas parassem de reclamar “ah sou um pecador” e usassem essa energia para praticar, já estariam todas iluminadas”.?
— SRI RAMANA MAHARSHI?
?
Hoje ninguém mais usa essa expressão “pecador”, mas a essência da auto-imagem deficiente e da insatisfação ininterrupta é a mesma. Ou pior. ?
?
Essa frase foi publicada no Dharmalog há 2 anos, mas é tão boa que vamos tomar uma segunda dose.

Mesmo que a gente não identifique nossa insatisfação conosco mesmos como “reclamação”, ela pode acontecer de várias maneiras, inclusive sutis e quase transparentes. Como uma série de metas, alvos, conquistas, como maquiagens, roupas, sapatos, como programas, viagens, restaurantes, como leituras, meditações, academias. Sim, tudo isso pode ser feito com alegria e satisfação, mas geralmente é feita com motivações de dificiência.

Parte da prática inclusive é destinada a tomar consciência desses pensamentos de deficiência, mas enquanto estamos dedicando nossa energia a eles, engajados em reclamar e correr e aprimorar, não estaremos praticando.

Como disse Luang Po Sucitto (no post de 2 dias atrás), o que precisamos trabalhar e ter clareza é “estar conscientes do que fazemos enquanto fazemos”.

Inclusive da energia que gastamos em pensar “ah, sou um pecador”, “ah, sou insuficiente”, ou um de seus semelhantes.
?
#sriramanamaharshi #ramanamaharshi #insuficiência #reclamação #energiapsíquica #energiamental #vitimismo #advaitavedanta #vedanta #pecado #praticaespiritual #praticadiaria #meditacao #yoga #mahayoga #sabedoria #dharma #reflexaododia

* * * * *

Publicado no Instagram do @_dharmalog. Siga aqui

More from Nando Pereira (Dharmalog.com)
Lembremos daquele belo ensinamento do mestre Chagdud Tulku Rinpoche (do livro “V
Lembremos daquele belo ensinamento do mestre Chagdud Tulku Rinpoche (do livro “Vida...
Leia Mais
Join the Conversation

1 Comment

Leave a comment
Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *