Há várias formas de ver e entender o sofrimento humano, da mente humana. Essa, d

Há várias formas de ver e entender o sofrimento humano, da mente humana. Essa, do autor inglês Rupert Spira (“The Transparency of Things”, “You Are The Happiness You Seek”), é uma delas:

“Não é possível sofrer no agora.
Não há sofrimento no agora.
Nosso sofrimento está contido na distância entre o agora e onde eu quero estar.
Nosso sofrimento é a tensão entre o agora e o não-agora (onde eu quero estar)”.
– RUPERT SPIRA

É necessário refletir sobre isso. Sobre o que é sofrer no agora. Sobre o que é estar totalmente no agora e como isso impede o sofrimento. Como o sofrimento precisa que seu pensamento entre em ação e projete um futuro, qualquer futuro, da próxima hora ao próximo século.

Essa investigação é fundamental na jornada para nossa busca de conhecimento maior sobre essa existência. E sobre o nosso sofrimento. Não é exatamente um remédio fácil contra o sofrimento (a última coisa que queremos é escapismo, por favor), pois o sofrimento existe e pode ser bem dolorido e difícil de ser superado, mas uma maneira de compreendê-lo profundamente, a partir da criação dele dentro de nós. Isso pode alterar a relação que temos com o sofrimento, e o próprio sofrimento, conforme for realizado.

#sofrimento #pazmental #sofrimentomental #cura #mentesana #reflexão #buscadaverdade #verdade #psicologia #rupertspira #nao-dualidade #sabedoria #autoconhecimento #sofrer #superarosofrimento #agora #aquiagora #presença #plenitude #reelsdodia

* * * * *

Publicado no Instagram do @_dharmalog. Siga aqui

More from Nando Pereira (Dharmalog.com)
“Quando alcançamos uma visão mais alta, a visão inferior desaparece sozinha”. —
“Quando alcançamos uma visão mais alta, a visão inferior desaparece sozinha”. —...
Leia Mais
Join the Conversation

15 Comments

  1. says: Juliana Monteiro ?

    Entendo quando relacionam dor com sofrimento. Mas é preciso pensar que quando há dor (agora) há uma projeção no desejo do alívio, então, o sofrimento é gerado . Porque não há desejo de alívio na ausência de dor, seja ela física, ou de qualquer ordem.

  2. says: Gabriel Araujo

    Sofrimento é igual a eu querer estar no “não agora “?…. Somos insanos ?… qual é a chance de eu ser bem sucedido neste projeto ?

  3. says: Cristiana Dias Baptista

    Acho que a frase chave está na sua explicação, compreender a ideia de presença altera nossa relação com o sofrimento.

  4. says: Aulas com instrutor de meditação

    Temos que tomar muito cuidado com esses cortes, pois vejo pessoas criando apego ao momento presente e o apego é a origem de todos sofrimentos. Devemos nos desapegar até mesmo do momento presente para criar, o que o monge Youngey Mibgyur Rinpoche diz ser, a liberdade vertical, aí sim a mente começa a se desprender do sofrimento

  5. says: Vera Lucia Voss Arellano

    E o sofrimento de ver um filho fazendo más escolhas, perdendo pras drogas?…. O sofrimento da morte da mãe, esposo ou alguém muito muito querido? Eu não sei lidar com isso sem sofrer….e muito…

Leave a comment
Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *