Lembremos daquele belo ensinamento do mestre Chagdud Tulku Rinpoche (do livro “V

Lembremos daquele belo ensinamento do mestre Chagdud Tulku Rinpoche (do livro “Vida e Morte no Budismo Tibetano”):

“O nosso relacionamento com os outros é como o encontro casual de dois estranhos em um estacionamento. Olham um para o outro, sorriem e isso é tudo o que acontece entre eles. Vão embora e nunca mais se vêem. Assim é a vida – apenas um momento, um encontro, uma passagem, e depois acaba.

Se você compreender isso, não há tempo para brigas. Não há tempo para discussões. Não há tempo para mágoas mútuas. Quer pense nisso em termos de humanidade, nações, comunidades ou indivíduos, não sobra tempo para mais nada a não ser apreciar verdadeiramente a breve interação que temos uns com os outros.

Nossas prioridades mundanas podem ser irônicas. Colocamos em primeiro lugar aquilo que julgamos ser o que mais desejamos; depois descobrimos que o nosso desejar é insaciável. Pagar a casa, escrever um livro, fazer o negócio ser bem-sucedido, preparar a aposentadoria, fazer longas viagens – coisas que estão temporariamente no topo de nossa lista de prioridades, consomem nosso tempo e energia completamente e, então, no fim da vida, olhamos para trás e nos perguntamos o que todas essas coisas significavam.

É como alguém que viaja em um país estrangeiro e paga a sua viagem na moeda daquele país estrangeiro. Quando chega à fronteira, surpreende-se ao tomar conhecimento que a moeda do país não pode ser trocada ou levada. Da mesma forma, nossas posses e aquisições mundanas não podem ser levadas através do portal da morte. Se confiarmos nelas, nos sentiremos, repentinamente, empobrecidos e roubados. A única moeda que tem qualquer valor quando viajamos pelo limiar da morte é a nossa realização espiritual.”

* * *

via @faltarte ?

#impermanência #chagdudtulkurinpoche #realizaçãoespiritual #realização #espiritualidade #budismo #budismotibetano #frasesderua #frasedeposte #encontros #imperfeição #entrega #presença #relacionamentos #relacionamento #dharma

* * * * *

Publicado no Instagram do @_dharmalog. Siga aqui

More from Nando Pereira (Dharmalog.com)
VIVEMOS COMO GALINHAS NÃO SABEMOS DE NADA DISSO (por Ajahn Chah) “Vivemos como
VIVEMOS COMO GALINHAS NÃO SABEMOS DE NADA DISSO (por Ajahn Chah) “Vivemos...
Leia Mais
Join the Conversation

15 Comments

Leave a comment
Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *