“Lembre-se que o julgamento, de si mesmo e dos outros, é o rabo do ego. Quanto mais julgamento você tiver, mais ego você tem. Quanto menos julgamento, menos ego. Use isso para se lembrar. A todo momento.”
– PHAKCHOK RINPOCHE
O julgamento não é só da boca pra fora, é uma ocorrência na mente. Se estamos pensando-julgando, aí está o ego. O fato de estar “apenas na mente” não diminui o rabo dele. Às vezes até aumenta, pois fica sempre secreto, sempre protegido.
Agora, a coisa mais curiosa de um ensinamento poderosíssimo desses é que a gente lê, aparentemente “entende”, acha bonito até, “nossa, que metáfora interessante” e tal, e aí segue a vida com a mentalidade de julgamento intacta. Talvez a gente ache que não julgue, ou não julgue tanto, para precisar desse ensinamento? Talvez a gente ache que é só uma frase de monge, que não serve pra vida cotidiana? Talvez o que mais?
Se a gente ao menos experimentasse isso por um dia inteiro, seria revolucionário.
* * * * *
PS: O que tem a ver o rabo do ego com a busca da verdade? Tudo. O ego é o principal bloqueio à verdade. Quanto mais tivermos, pior fica a visão.
* * * * *
#julgamento #crítica #acusação #ego #egoísmo #verdade #phakchokrinpoche #frasedodia #ensinamento #ensinamentos #ensinamentosbudistas #psicologia #psicologiabudista #menteaberta #não-julgamento #mindfulness #cadamomento #presente #momentopresente #equanimidade #espiritualidade #buscaespiritual #dharma
* * * * *
Publicado no Instagram do @_dharmalog. Siga aqui
??????
Maravilhosa ?
?
Mantra pra vida???
???
???
??
O julgamento “secreto e protegido” esse é nosso mais difícil desafio. E ninguém está imune. Nossas sombras. Num mundo espiritual que fala muito mais da “luz” e quase nega completamente as sombras, como ver, reparar e se dar conta com honestidade do julgamento silencioso e secreto? Realmente, corremos o risco de permanecermos na superfície do ensinamento…gratidão, Nando. Bateu muito com minha Meditação de hj…?
Ótimo….mais uma da série “verdades complexas que parecem simples”….??
Disse tudo ????????
Yess
Eu acho essa palavra forte. Não sou juíza, não posso julgar. .As preciso analisar o que seja adequado, ou não à minha evolução. “O certo se aproxima da minha essência, o errado dela me afasta”. Anni Zamba Chozom
Verdade e como usar o ato de julgar não julga pra não ser julgado!?
@ruanaleiva ??