“A meditação suprema é, na verdade, estar livre de toda preocupação.”
– SRI ANANDAMAYI MA
Muita calma nessa hora.
Esse é um estado que se aspira com a prática, e a própria prática não “força” esse estado, mas leva a esse estado.
Praticar é caminhar pra ele, com paciência e resiliência. Deixando o território infestado de preocupações pra trás, e habitando um novo.
Um processo que pode exigir, primeiro, o relaxamento profundo. Através dele, o sistema de tensão e movimento mental (que muitos chamam de ego) vai relaxando também, como que desligando. O corpo relaxa, a mente relaxa, o sistema mais profundo de apego e conceitos também relaxa. Naturalmente isso requer um treino longo, mas, ambiguamente, pode ser experimentado a qualquer momento. De qualquer forma, esse relaxamento precisará ser sustentado, e verdadeiro, até que atinja o centro das engrenagens mentais.
Mas esse ainda não é o estado “livre de toda preocupação”. Esse estado se refere à transcendência de todo o sistema de preocupações (esse sistema que muitos chamam de ego), que geralmente culmina com a percepção da nossa verdadeira natureza. Ao desfazermos os enganos que temos sobre nossa natureza, e ao nos estabelecermos nela, há a liberdade de toda preocupação. Paramos de correr feito loucos confusos. A meditação suprema acontece.
Sri Anandamayi Ma ensinava que “a meditação não pode ser feita , ela simplesmente acontece”. Ou seja, não é um estado que você produz, mas um estado que aparece, que acontece, ao se atravessar um processo (de meditar). O processo que ela ensinava era repetir o nome divino, isso permitiria a meditação acontecer. Mas certamente há outros.
“Achinta-e- param dhyan”
“A meditação última é sem movimentos de pensamentos”
(Sri Anandamayi Ma)
#meditação #dhyana #yoga #vedanta #srianandamayima #anandamayima #meditar #comomeditar #transcendência #meditaçãotranscendental #relaxamento #ego #psicologia #espiritualidade #india #dharma
* * * * *
Publicado no Instagram do @_dharmalog. Siga aqui
????
meu sonho !
????????
???