“O sofrimento é uma construção artificial.” Essa frase dá pra gente formar grup

“O sofrimento é uma construção artificial.”

Essa frase dá pra gente formar grupos de estudo por algumas décadas para aprofundar, compreender e praticar.

A “base da nossa mente” se envolve numa espécie de jogo, “mas não fica prisioneira deste jogo”. Ou seja, a mente tem uma base que é diferente do jogo que ela joga, e há uma liberdade inerente isso, entre essa base da mente e o jogo que está sendo jogado. Essa liberdade que buscamos, embora às vezes nem saibamos, porque chamamos de outra coisa e pensamos que ela é outra coisa.

E… “o que eu sou dentro disso?”

Não sei o quanto conseguimos realmente compreender essas coisas, mas é evidente que compreender isso é muito mais importante do que quaisquer outras manobras para tentar escapar, fugir ou eliminar o sofrimento. Sem irmos ao coração da realidade do sofrimento, e de nosso envolvimento com ele, estaremos apenas limpando a boca com guardanapo de plástico. Não vai adiantar. E às vezes piora.

//

Lama Padma Samten dará uma palestra online no próximo dia 24 de setembro intitulada “Despertar do mundo interno: um antídoto para o sofrimento contemporâneo”. Mais informações no @cebbnacional.

//

via @adele.yogapsique ?

//

#sofrimento #curadosofrimento #jogodavida #budismo #lamapadmasamten #reflexão #pensamentos #sasbedoria #sabedoriabudista #budismo #vidainterior #dharma

* * * * *

Publicado no Instagram do @_dharmalog. Siga aqui

More from Nando Pereira (Dharmalog.com)
PARA TODAS AS QUESTÕES DA SUA PRÁTICA DE MEDITAÇÃO NOVO GRUPO DE MENTORIA DE MED
PARA TODAS AS QUESTÕES DA SUA PRÁTICA DE MEDITAÇÃO NOVO GRUPO DE...
Leia Mais
Join the Conversation

7 Comments

  1. says: Sara SB

    Eu lembro que a primeira decisão que tomei que fez diferença na eliminação do sofrimento foi que eu não mais iria interpretar as situações da vida ou mesmo atitudes das pessoas como se fossem contra mim. A partir desse ponto, deixei de criar novos sofrimentos e passei a ressignificar aqueles mais antigos e traumáticos, guardados na memória.

Leave a comment
Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *