“No momento que você começa a questionar que as coisas podem não ser exatamente como parecem ser, toda a estrutura das ilusões começa a ruir”.
// ARYADEVA (200-250 dC)
Onde andam nossos questionamentos?
Sem questionamento não há caminho nem saída nem resposta nem realização nem busca nem despertar nem nada, né.
Sem perguntas há o que? Somente um “ir com a manada”. Uma passividade estéril na vida. É necessário pelo menos um bom “mas peraí!?” a cada 3 meses.
O que está explícito na frase de Aryadeva mas que às vezes não prestamos muita atenção é que ele afirma que estamos imersos numa “estrutura de ilusões”. Algo difícil para nós enxergarmos. Que ilusões, afinal? “Ele deve estar falando das pessoas que acreditam que vão para o paraíso”. Nós damos de ombros e repassamos a conta para quem consideramos mais iludidos.
Quem realmente acha que está iludido? Nosso ego tem mecanismos que nos “protegem” dessa percepção. E sem desconfiar das nossas próprias ilusões, que tipo de questionamento podemos fazer? Provavelmente algum tipo muito fraco e insipiente.
O problema é que as ilusões não deixam de ser menos reais nem menos prevalecentes porque as negamos. Pelo contrário, elas ficam mais fortes e dominantes. E se chocam cada vez mais com a realidade. Aí precisamos de mais camadas de negação e distração.
Curiosamente, isso é o que mais temos hoje: ausência de perguntas, muita negação e distração.
Onde andam nossas perguntas?
//
SPOILER ALERT MATRIX 4
PS: Apenas como uma nota de rodapé, isso é muito bem simbolizado no filme “Matrix Resurrections”. No momento em que o personagem Thomas Anderson (Keanu Reeves) começa a questionar seu tratamento terapêutico e seu cotidiano no trabalho, o programa começa a acusar falhas. É sincrônico. Quando ele percebe algo errado no programa, o chefe (Agente Smith, defensor master da Matrix), aparece para monitorá-lo e pressioná-lo a se comportar. Quando ele pára de tomar a pílula azul, aí a casa cai, e a jornada começa.
PS2: Em breve faremos uma sessão extra de Matrix 4 comentado e podemos ver mais da riqueza desse roteiro e dessa obra.
//
#aryadeva #elizabethmattisnamgyel #budismo #perguntas #questionamento #questionamentos
* * * * *
Publicado no Instagram do @_dharmalog. Siga aqui
Queria tanto q fosse simples assim ? mas esse é o começo….
?… Ai segura o barco e boa viagem ?
E mesmo quando sabemos que é tudo ilusão e continuamos nos iludindo?? Isso é negação ou arte da matrix?
Cena impactante do filme em que eles fogem de moto: estrutura de ilusões ruindo. Sem mais spoiler, quem puder, assista a sessão comentada ?
????
Muito bom!!!
Gratidão!