O único perigo real é o próprio ser humano: Carl Jung e o entendimento da natureza humana

UMA COISA É CERTA

“Precisamos maior entendimento da natureza humana. Porque o único perigo real existente é o proprio ser humano. (…)

Ele é o grande perigo, e lamentavelmente não temos consciência disso. (…)

Precisamos estudar sua mente. Pois nós somos a origem de todo o mal vindouro”.

// CARL G. JUNG

Talvez vocês já tenham visto esse vídeo de Jung, corte de uma entrevista dele de 1959 para John Freeman, na BBC (“Face to Face”), mas quis trazer aqui para lembrarmos do quão maravilhosamente atual é essa fala.

Entre tantas partes riquíssimas há essa do vídeo, uma previsão que hoje parece quase risível de tão óbvia, pois nossa época precisa cada vez mais desesperadamente do conhecimento da natureza humana, da psicologia humana. E estamos ainda muito lamentavelmente inconscientes, embora a Psicologia e a Sabedoria da Mente de origem oriental já tenham se expandido um tanto.

Nós somos a origem de todo mal vindouro, se não nos dermos conta que nossa mente é a fonte disso tudo, e que precisamos compreendê-la, despertá-la, transformá-la, não há dúvida que as coisas não terão muitas chances de melhorar.

É uma tentação dizer que esse é o chamado da nossa época, porque é mesmo. Mas talvez não seja chamado, mas um grito.

//

O termos Psicologia é intercambiável com espiritualidade, se tratarmos espiritualidade como verdadeiro trabalho sobre a mente, verdadeiro trabalho interno (e não no sentido que se confunde com crença dogmática). O mesmo vale para o termo autoconhecimento, embora Jung coloque um tom de estudo de Psicologia também como uma disciplina científica para a humanidade.

//

via @psiarque ?

//

#psicologia #carljung #jung #naturezahumana #naturezadamente #mente #mentehumana #entrevista #psicologiaanalitica #autoconhecimento #espiritualidade #religião #bbc #johnfreeman #entendimento #perigo #mal #bem #dharma

* * * * *

Publicado no Instagram do @_dharmalog. Siga aqui

More from Nando Pereira (Dharmalog.com)
“Para a mente secular, a meditação preenche um vácuo espiritual; traz a esperanç
“Para a mente secular, a meditação preenche um vácuo espiritual; traz a...
Leia Mais
Join the Conversation

10 Comments

  1. says: TBorges Imoveis & ADM

    Essa entrevista com Jung poderia ter acontecido ontem ou hoje de tão atual que é . A conscientização da humanidade: (o dano que tem causado a si próprio) se faz tão urgente quanto respirar ????? Há uma parte significativa de humanos envolvidos no autoconhecimento e com a natureza na Terra; porém, ainda é muito pouco para uma transformação significativa. Quando passamos pela pandemia tive esperança que ela trouxesse (além das perdas sofridas) um alerta ao ser humano. Ledo engano. ?? ? ? ? ?

Leave a comment
Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *