“Quando você tenta se livrar do medo ou da raiva”, sabedoria de Ajahn Sumedo

INDO ATRÁS DE OUTRA COISA

“Quando você tenta se livrar do medo ou da raiva, o que acontece? Você simplesmente fica inquieto ou desesperado e tem que comer alguma coisa ou fumar ou beber ou fazer outra coisa. Mas se você esperar e suportar a inquietação, a ganância, o ódio, a dúvida, o desespero e a sonolência, se você observar esses estados enquanto eles param e acabam, você alcançará um tipo de calma e clareza mental, que você nunca alcançará se estiver sempre indo atrás de outra coisa.”
– AJAHN SUMEDO

No início, Sumedo fala apenas do medo e da raiva. Mas depois ele fala da inquietação, da ganância, do ódio, da dúvida, do desespero e da sonolência. Ele tá falando na verdade de qualquer sensação “negativa” da qual a gente corre, tenta driblar ou tampar ou sair, usando qualquer tipo de recurso que tenhamos.

Seja qual for o recurso usado, ele obedece esse primeiro impulso de sair, de rejeitar. “Eu não quero isso”. E sugere que ele deve ser trocado por uma atitude de ficar, de sustentar e atravessar, conscientemente. Para a maioria de nós isso é incompreensível. Por que eu ficaria aqui no medo, na dúvida, no tédio? Com tantos recursos à disposição? Estou no desconforto de uma sensação ou emoção negativa, tenho Netflix, Prime Video, cerveja, vinho, snacks, cigarro, sexo, smartphone, etc, e não vou usar?

Não é só esperar e suportar essas sensações, mas também “observar esses estados enquanto eles param e acabam”. Observar abertamente, curiosamente, precisamente. Observar atentamente, com atenção plena. Isso traz revelações sobre esses estados, sobre nossa fuga, sobre nosso sofrimento, sobre cada coisa que experimentamos e que geralmente não vemos, não conhecemos, não sabemos de onde vem, como se processo, nem pra onde vai. Como resultado, essas coisas se repetem indefinidamente, assim como nosso rejeitar e ignorar.

#meditação #autoobservação #ajahnsumedo #sofrimento #causadosofrimento #dukkha #budismo #budismotheravada #sabedoria #contemplação #fuga #psicologia #psicologiabudista #reflexões #autoconhecimento #autoconhecimenodespertar #dharma #dhamma #darma

* * * * *

Publicado também no Instagram do @_dharmalog. Siga aqui

More from Nando Pereira (Dharmalog.com)
A word to the wise…
“A word to the wise is sufficient, but a thousand to the...
Leia Mais
Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *