“Só existe um tipo de deficiência: a atitude negativa”: vídeo faz ode de gratidão à vida e a servir o outro [VÍDEO]

“Acredito que cada um quando nasce ganha uma lâmpada mágica e, lá dentro, três milagres geniais: um passado para ser lembrado, um corpo pra viver o presente e sonhos para criar um futuro. Alguns, durante essa jornada, se lembram de retribuir essa graça com algo além de gratidão, um presente de volta, um bem para o universo. Este filme é o meu jeito de dizer obrigado. Este é o presente que deixo ao mundo pela vida que ganhei e pela que escolhi viver”.
~ Renato Cabral, autor de “A Vida que você escolheu”

De um vídeo desses não se fala muito, se assiste. Ainda hoje li através de uma amiga do blog um texto que diziaTem gente que se queixa da vida, como se fosse um cliente… A vida não tem SAC. Não tem contrato… Não tem essa de ‘satisfação garantida ou seu dinheiro de volta'” (o autor é Artur José Pinto). É um pouco do espírito que o mineiro Renato Cabral colocou nesse vídeo que fez, com a participação de alguns campeões paraolímpicos como Letícia Ferreira e Roberto Carlos Silva, com uma bela trilha sonora original e que chama a atenção para o reconhecimento do milagre da vida e da capacidade de ajudar o outro a viver também. No seu ponto mais “manifesto”, afirma que “só existe um tipo de deficiência: a atitude negativa“. Ninguém precisa ser campeão pra isso, é verdade, nem entrar em competição, mas o objetivo do vídeo também não é esse, e os campeões talvez estejam ali para demonstrar quanto comprometimento e dedicação de viver pode se ter.

Se a lâmpada mágica tivesse apenas um milagre genial, o do presente, já seria um acontecimento fantástico merecedor de toda gratidão.

A Vida Que Você Escolheu” (5min):

Texto, direção e fotografia // RENATO CABRAL
Locução // LEANDRO SOSI
Trilha sonora original e mixagem // MAURÍCIO WINCKLER
Composição dos arranjos de cordas // GIORDANO PAGOTTI
Gravação cordas // RODRIGO NEPOMUCENO
Gravação locução // PAULO MENEZES
Masterização // BETO ROSA
Stead Cam e Slide // JOÃO MOTTA
Montagem // LUIS FELIPE PIMENTA
Edição e Finalização // FABRICIO SASSIOTO
Músicos // Maurício Winckler (violão, mandolin, banjo); Mara Paula (vocal); Thiago Calegari (baixo); Giovani Longo (percursão); Liliane Dias (violino); Bryan Marvean (violino); Gabriel Gonçalves (violoncelo); Brunno Thayer (violoncelo).
Tradução // LIVIA FERNANDES
Agradecimentos: Lara Stoque; Maria Bastos; Karoline Cordeiro; Alexandre Viera; Zagaia; Paula Bernardes;

A_VIDA

//////////

More from Nando Pereira (Dharmalog.com)
Liberdade absoluta e incondicinal
“Truth is a pathless land, and you cannot approach it by any...
Leia Mais
Join the Conversation

8 Comments

Leave a comment
Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *