“Duas das coisas mais valiosas que temos são o tempo e nossas relações com as pessoas. Nessa era de crescentes distrações, é fundamental encontrar meios de manter o foco e lembrar que a vida é breve e frágil. Somos sempre desencorajados a falar, ou mesmo a pensar, sobre a morte, mas compreendi que a preparação para a morte é uma das coisas que mais podem nos fortalecer. Traz clareza à nossa vida.”
~ Candy Change, TED Global2012
O criativo trabalho de arte contemplativa em espaços públicos da americana Candy Chang já tinha sido mostrado aqui num post de abril de 2011 (“Antes de Morrer… O que você vai fazer?“), e mês passado Chang subiu ao palco do TEDGlobal para mostrar e explicar seu trabalho numa palestra de 6min (vídeo abaixo), sublinhando a necessidade das reflexões mais fundamentais sobre a vida e a morte, e como isso afeta positivamente nossa vida e nossa comunidade. A idéia que era apenas um painel em seu bairro em Nova Orleans, nos Estados Unidos, virou um kit que chegou ao Cazaquistão, Argentina, Austrália, África do Sul e outros paÃíses — e agora, com o TED Talk, pode chegar al’m.
Segue a palestra, com legendas em português:
Nos comentários do vídeo no site do TED.com foi publicado um link para um projeto online semelhante: beforeidieiwantto.org.
//////////
Hoje é o nosso tempo, aproveite mais! Lindo mesmo, obrigada…
“Before I die”: Faça o seu sonho acontecer!
(para)”Para que as suas lembranças não sejam o que faltou dizer” (fazer)- F. Carpinejar.
Esse projeto é maravilhoso e ne parece ser de fácil confecção (e manutenção de pequeno custo). Creio que a real dificuldade advenha da ‘licença’ (Prefeitura?) p/utilização do local escolhido para uma ‘catarse breve’ – pública & anônima em plena ágora.
Há outros ‘relevantes’ que podem ser executados individualmente e não de maneira tão subjetiva:
1)O “Word Rocks”!
(Ex-aluna da PUC cria projeto solidário nos Estados Unidos
http://www.wordrocks.net/)
http://puc-riodigital.com.puc-rio.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?sid=160&infoid=12045
2)O “Bookcrossing” – que incentiva pessoas a abandonar livros em locais públicos para que outras pessoas os encontrem.
http://www.bookcrossing.com/
http://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u36486.shtml
(eu, no momento, apenas os deixou a espera de um NOVO e temporário – assim espero -, feliz proprietário com um bilhetinho dentro).
Grata pela Postagem. Gosto muito do projeto e achei linda a palestrante em sua beleza diferenciada,um certo ar de Era Vitoriana, lembrando-me à Emily (Noiva-Cadáver) do Tim Burton e Mike Johnson.
Boa Sorte, Norma
P.S.: “I intend to live forever. So far, so good!”
Steven Wright – (hehehe, Nac♥)
Ideia interessante,mas a burocracia pode inviabilizar uma proposta tão simples e acolhedora.