Dalai Lama se pronuncia oficialmente sobre sua linhagem secular e a próxima encarnação do Dalai Lama, o XV

Em uma longa e rica carta publicada no último sábado (24/09) no site oficial de ‘Sua Santidade o XIV Dalai Lama do Tibete’, em dalailama.com, ele mesmo, Tenzin Gyatso, o XIV Dalai Lama, fez um pronunciamento sobre a necessidade da reencarnação do próximo Dalai Lama, que seria o 15º, e a possibilidade da manutenção desta secular tradição em meio a brigas políticas e interesses excusos que comprometem a cultura e a confiabilidade que existiram por mais de 600 anos. Falando com detalhes sobre sua linhagem histórica, citando grandes referências do cânone budista que falavam sobre o bodisatava da compaixão Arya Avalokiteshvara, e elucidando didaticamente detalhes do processo da reencarnação e do reconhecimento de acordo com a crença budista, o Dalai Lama faz um pronunciamento prático de líder tibetano pedindo rigor e cuidado na decisão que deve ser tomada.

Entre as principais preocupações citadas pelo Dalai Lama estão as distorções que podem conduzir a opinião pública a um reconhecimento falso, à influência nociva do governo chinês e à própria ameaça que o Dharma vem sofrendo pelas motivações políticas. “Já demonstrei a vontade voluntária de encerrar essa tradição“, diz ele na carta, “mas quando eu tiver por volta de 90 anos, vou consultar os altos Lamas das tradições Budistas Tibetanas, o povo Tibetano e outras pessoas que seguem o Budismo Tibetano e reavaliar se a instituição do Dalai Lama deve continuar ou não“.

A carta foi traduzida do Tibetano original para o inglês no site do Dalai Lama (vale a pena ler a íntegra aqui), e abaixo traduzo a parte final para o português:

“Como mencionei anteriormente, a reencarnação é um fenômeno que deveria acontecer ou pela escolha voluntária de uma referida pessoa ou no mínimo pela força de seu karma, mérito e orações. Portanto, a pessoa que reencarna tem a autoridade legítima única sobre onde e como ele ou ela vai renascer e como esta reencarnação deve ser reconhecida. É uma realidade que ninguém mais pode forçar a pessoa, ou manipulá-la. É particularmente inapropriado para os comunistas chineses, que rejeitam explicitamente até mesmo a idéia de vidas passadas e futuras, quanto mais o conceito de Tulkus reencarnados, intrometerem-se no sistema de reencarnação e especialmente as reecarnações dos Dalai Lamas e Panchen Lamas.Essas intromissões desavergonhadas contradizem a própria ideologia política deles e revela seus padrões duplos. Se essa situação continuar no futuro, será impossível para os Tibetanos e aqueles que seguem a tradição do Budismo Tibetano de reconhecê-la e aceitá-la.

QUando eu tiver por volta de 90 anos, vou consultar os altos Lamas das tradições Budistas Tibetanas, o povo Tibetano e outras pessoas que seguem o Budismo Tibetano e reavaliar se a instituição do Dalai Lama deve continuar ou não. Com essa base, nós tomaremos uma decisão. Se for decidido que a reencarnação do Dalai Lama deve continuar e que há a necessidade por um Décimo Quinto Dalai Lama ser reconhecido, a responsabilidade por isso será primeiramente depositada sobre os oficiais do Dalai Lama’s Gaden Phodrang Trust. Eles deveriam consultar os vários líderes das tradições do Budismo Tibetano e os confiáveis e juramentados Protetores do Dharma que estão ligados inseparavelmente das linhas dos Dalai Lamas. Eles deveriam procurar conselho e direção destes seres interessados e levar os procedimentos de buscar e reconhecimento de acordo com a antiga tradição. Devo deixar instruções escritas claras sobre isto. Tenha em mente que, aparte da reencarnação ser reconhecida através de tais métodos legítimos, nenhum reconhecimento ou aceitação deveria ser dada a um candidato escolhido por fins políticos por quem quer que seja, incluindo aqueles do República Popular da China.

O Dalai Lama
Dharamsala”

More from Nando Pereira (Dharmalog.com)
Here comes the sun (du
Here comes the sun (du du du du) Here comes the sun...
Leia Mais
Join the Conversation

2 Comments

  1. says: Abadia

    Minha, nossa opinião é que se temos vida após a morte, devemos querer ser nós primeiramente e ter em mente em seguir o que é certo. O nosso karma e o nosso destino e o nosso Darma e ser o que tem de ser e pronto, tera vida que pedimos e mais saber ser disciplinado com nós mesmos.
    Ninguém ,nasce em uma cadeia e sim dentro de um lugar maravilhoso que é dentro de nossa Mãe, portanto devemos levar a vida conforme e o caminho da carruagem sempre tendo em mente disciplina na vida é possível quando se tem uma educação envolvendo os pilares corretos da forma que a família possa dar.

Leave a comment
Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *