“Perder-se também é caminho” CLARICE LISPECTOR

“Perder-se também é caminho”.
_ CLARICE LISPECTOR

Também (é caminho).

Ou seja, não é exatamente “perder-se é caminho”. Há uma diferença que esse também traz para o sentido da frase.

Porque, vamos lá, que diferença faz você estar perdido enquanto está percorrendo seu caminho espiritual VERSUS estar perdido enquanto vive totalmente na inconsciência e na ignorância, sem busca sem nada? 

Há uma grande diferença. 

Quando você está no caminho, perder-se pode fazer parte do caminho. Se voce estiver em um, você pode experimentar algo novo, você pode compreender, você pode se reencontrar. Até você ver que não há exatamente como perder-se. E tudo isso faz parte de um caminho “maior”, de um diâmetro mais largo do processo da caminhada.

Quando você não está no caminho, está apenas vivendo em ignorância, perder-se é apenas o estado comum. Não há saída, pois não há percepção de entrada nem de permanência. Curiosamente, há inclusive pessoas que não se consideram perdidas, pois não há conhecimento de um possibilidade diferente da mundana, dos funcionamentos superficiais dados deste mundo. Então este “perdido” é apenas um estado de ignorância que se perpetua sem perspectiva de fim, e que só termina se algo novo se percebe, até que uma fagulha de consciência penetre a redoma da inconsciência.

Saber disso não vai nos fazer abrir totalmente os braços e acolher as situações em que nos perdemos, mas pode fazer alguma diferença na confiança sobre o caminho.

É o que Ketut fala à Elizabeth Gilbert em “Comer Rezar Amar”: perder o equilíbrio pode fazer parte de uma vida equilibrada. O próprio caminho de Gilbert começa com uma grande desorientação e sofrimento, e coloca ela numa direção maior de vida.

Perder-se pode fazer parte do caminho – se você estiver em um.

//

Não é AI ?, é imagem real de um produto da @umcantoladecasa ?

#claricelispector #pensamentos #livros #perder-se #perdido #orientação #sabedoria #placadecozinha #frases #caminhoespiritual #espiritualidade #buscaespiritual #comerrezaramar #eatpraylove #elizabethgilbert #ketut #marielouisevonfranz #dharma

* * * * *

Publicado no Instagram do @_dharmalog. Siga aqui

More from Nando Pereira (Dharmalog.com)
“Silêncio não é ausência de som, mas ausência de ego”. — ANTHONY DEMELLO
“Silêncio não é ausência de som, mas ausência de ego”. — ANTHONY...
Leia Mais
Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *