Por que é que tão pouca gente segue sua estrela? Marie-Louise von Franz responde

Do livro “O Caminho dos Sonhos”:

PERGUNTA: Por que é que tão pouca gente segue sua própria estrela? Por que é ela um fardo tão pesado?

MARIE-LOUSIE VON FRANZ: “Porque seguir a própria estrela significa isolamento, não saber para onde ir, ter que descobrir um caminho completamente novo para si mesmo em vez de simplesmente seguir o mesmo caminho pisado que todos seguem. É por isso que o ser humano sempre teve uma tendência a projetar o aspecto único e a grandeza do seu ser interior sobre personalidades exteriores e a tornar-se seu servo, seu devotado servo, admirador e imitador. É muito mais fácil admirar uma grande personalidade ou tornar-se discípulo ou seguidor de um guru ou profeta religioso, ou admirador de uma grande personalidade oficial — o presidente dos Estados Unidos — ou então viver a vida a serviço de um general que você admira. Isso tudo é muito mais fácil do que seguir a própria estrela.”

//

A maioria de nós não gosta desses “efeitos colaterais” de seguir a própria luz. Queremos ser livres, viver bem a vida, pedimos pela felicidade, pela verdade, pela liberdade, mas não queremos atravessar os processos que nos levam até lá. Mas não há outro jeito a não ser sair da rota “que todos seguem”, pois essa rota não é de ninguém.

//

Marie-Louise von Franz (1915-1998) foi uma psicoterapeuta alemã, provavelmente uma das maiores especialistas, senão a maior, no trabalho de Psicologia Analítica de Carl Gustav Jung. Autor de diversos livros, como este “Caminho dos Sonhos”, foi fundadora do Instituto Carl Gustav Jung, em Zurique, na Suíça.

//

Por isso – entre outras razões – há uma estrela no nome da Grande Viagem do Autoconhecimento. Um símbolo do caminho que é próprio e particular de cada um, e só aí há força, descoberta e vida real.

//

#marielouisevonfranz #jung #carljung #psicologia #estrela #própriaestrela #luzprópria #autenticidade #caminhoespiritual #espiritualidade #individuação #autoconhecimento #reflexões #dharma

* * * * *

Publicado no Instagram do @_dharmalog. Siga aqui

More from Nando Pereira (Dharmalog.com)
“Não é fácil de aceitar como as formas mais extremas de nacionalismo podem conti
“Não é fácil de aceitar como as formas mais extremas de nacionalismo...
Leia Mais
Join the Conversation

4 Comments

Leave a comment
Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *