“A coisa que estamos falando não é encontrada por buscar, mas só os que buscam encontram.”
_ B?yaz?d Bis??m? (804-874/77/8)
Essa frase é um bálsamo de alívio para buscadores. Muitos de nós sabemos que a busca espiritual é necessária, pois a verdade não nos chega por acaso batendo em nossa porta certo dia, pelo menos não enquanto nossa mente está em ignorância. Assim, a busca é necessária e fundamental.
Mas aí nós começamos a esbarrar em vários ensinamentos aqui e ali que dizem que você tem que parar de buscar para encontrar. Que a busca mantém você na ilusão. Que a coisa que você busca já está em você, então a busca é um engano. Etc etc etc.
E agora, José?
É um paradoxo mesmo. O processo da busca é necessário, até não ser necessário. Mas ele só chega a não ser necessário DEPOIS de ser necessário. A busca mobiliza o sujeito em ignorância a encontrar as condições apropriadas de achar. Se ele nao empreender nenhuma postura ou movimento de busca, realmente nada acontece no campo da sabedoria. Uma pergunta já é mais que nada.
Então, ok, não encontramos por buscar, mas se não encontramos ainda, o impulso de buscar é o que vai nos levar à frente e não ficar na inércia estéril que nada ilumina
Há uma interessante passagem da vida do mestre zen Dogen (1200-1248) que fala sobre isso. Em certo momento da vida, ele pergunta a um mestre chinês “se todos já temos a natureza búdica, por que praticar?”, ao que ele responde que todos temos, mas não sabemos, e pra realizar isso é necessário a prática. “Embora a natureza de Buda seja inerente a todos os seres, ela não se manifesta plenamente sem a prática.”
//
#autoconhecimento #busca #buscaespiritual #buscador #despertar #iluminação #budismo #zen #budismozen #zenbudismo #dogen #bayazidbistami #dogenzenji #praticaespiritual #espiritualidade #frases #reflexões #sabedoria #filosofia #psicologia #dharma
* * * * *
Publicado no Instagram do @_dharmalog. Siga aqui
??