“Preocupado que tem menos dinheiro a cada dia? Por que não se preocupar que a vi

“Preocupado que tem menos dinheiro a cada dia?
Por que não se preocupar que a vida está mais curta a cada dia?”
// DZONGSAR KHYENTSE RINPOCHE

De alguma forma estranha, nós criamos um modo de viver que coloca a vida a serviço do dinheiro. Que coloca nossas vidas reais de carne e osso a serviço do dinheiro, de um dinheiro que nem existe em primeiro lugar, é um dinheiro que estamos buscando a partir das nossas idéias.

Num post de 2012 (no site do Dharmalog, ainda não existia Instagram), trouxemos uma citação do filósofo político italiano Giorgio Agamben, que dizia o seguinte: “Deus não morreu, ele se tornou dinheiro, e o banco tomou o lugar dos padres”. Parece que essa é a religião que mais cresce no mundo.

Esses dias vi um vídeo do Seinfeld (da renomada série americana dos Anos 90), se questionando como e porque havia começado essa religião do dinheiro sobre todas as outras coisas? Ele identificava a origem em algum ponto dos Anos 80, e explica que nessa época os trabalhos legais eram mais valorizados do que quanto dinheiro se ganhava, e então isso mudou, e ganhar dinheiro passou a ser a coisa mais importante do mundo. E é o que está acontecendo hoje: uma corrida desenfreada pelo dinheiro, que vai desde as necessidades de pagar o aluguel até ficar milionário, ou bilionário. Não importa o que você tenha que fazer, o quão pífio e egoísta seja seu trabalho, o quanto você tenha que enganar ou manipular as pessoas. Um comportamento que só pode resultar em sofrimento e infelicidade geral.

Nós estamos num sistema capitalista que é totalmente predominante, podemos planejar construir algo diferente, mas agora é isso, a questão não é condicionar qualquer mudança da nossa vida à mudança do sistema, mas sim à mudança do nosso sistema pessoal de valorização e priorização. Está ok a austeridade financeira, pagar os boletos, ganhar dinheiro. Mas podemos no mínimo reequilibriar as coisas, tirar todo esse peso do dinheiro e colocar de volta na vida. A nossa vida e a de todos os outros.

Talvez isso seja o início de um novo sistema.
//

#dinheiro #vida #viver #impermanência #dzongsarkyentserinpoche #felicidade #ganhardinheiro #viverbem #frases #pensamentos #quotes #dharma

* * * * *

Publicado no Instagram do @_dharmalog. Siga aqui

More from Nando Pereira (Dharmalog.com)
“Acreditamos porque mentimos para nós mesmos”, por Simone Weil
ACREDITAMOS PORQUE MENTIMOS PARA NÓS MESMOS por Simone Weil “Primeiramente, não acreditar...
Leia Mais
Join the Conversation

4 Comments

  1. says: Gsé

    Porque para alongar a vida é necessário se alimentar e para se alimentar é necessário dinheiro e somente se alimentando é que se alonga a vida

  2. says: Lene Saldanha

    Tem gente que confunde o ensinamento com “abolir” o dinheiro, né? Estamos falando do tempo trocado por dinheiro. Daquele que podemos abrir mão e dedicar o tempo para o autoconhecimento. Não estamos falando de simplesmente ganhar menos. Mas dos nossos excessos e ambições por sempre mais, mais e mais acreditando que a morte não vai chegar. Saber aonde investir tempo e dinheiro é a sabedoria desse mundo capitalista. A vida é curta mesmo. E nada garante que chegaremos aos 70, 80 anos. E mesmo assim muitos de nós preferem pensar do em ganhar dinheiro a todo custo. O dinheiro que temos e buscamos, como é empregado? Essa é a pergunta, né.

  3. says: KatiaShalaYogaSurya

    Boletos existem…. mas o caminho do meio é o melhor caminho…. autoconhecimento é a grande sacada pra não pirar no capitalismo! Porque tenho que comprar isso mesmo? Posso reciclar!

Leave a comment
Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *