A GRANDE FELICIDADE.
É realmente uma experiência que podemos definir como tal, de maneira antecipada, ou é uma ilusão psicológica?
Muitas pessoas parecem chegar de fato a um objetivo louvável na vida (aos olhos de alguém), podemos chamar isso de GRANDE FELICIDADE? E também persegui-la?
“Pensar no futuro traz incerteza”, diz Jiddu Krishnamurti. Talvez por isso nós nos antecipemos a ele e coloquemos lá, em vez de incerteza, um quadro: o quadro da grande felicidade. Aí, quando olhamos pro futuro, não tem mais incerteza, mas a GRANDE FELICIDADE.
Esse quadro acaba sendo bem melhor, também, que nosso presente. Esse lugar aqui, tão falado, tão famoso, tão perseguido, e ainda tão raro e problemático. O quadro da GRANDE FELICIDADE é tão bom que supera quase sempre nosso momento presente.
Então, também, o quadro passa a ser uma fuga do presente.
“Inventar o futuro tem sido um jogo favorito de fuga para o ser humano”. Também de Jiddu Krishnamurti.
Então A GRANDE FELICIDADE é o quadro, a imagem mental, que serve tanto a escaparmos do presente quanto vedar a possibilidade de tomarmos consciência que o futuro é incerto. Nossa mente realmente é uma máquina fantástica.
Mas o esforço. De ficar fugindo daqui e de lá o tempo todo. E a ilusão. De nunca estar realmente com os pés no chão, na realidade das coisas. Mas suspenso nessa dimensão virtual do pensamento hipotético.
…
…
…
E se a vida estiver passando? Como ela é?
//
A locução é um presente generoso da querida Kelly, autora do @milagredaverdade, Insta dedicado à leitura das lições de Um Curso em Milagres. ?
//
#felicidade #agrandefelicidade #alegria #krishnamurti #tempo #tempopsicologico #incerteza #medo #psicologia #filosofia #frases #reflexões #autoconhecimento #ansiedade #paz #pazmental #presença
* * * * *
Publicado no Instagram do @_dharmalog. Siga aqui
??????
?????????????
????
Lindíssimo ??
????????
Simmmm…. sem fita métrica. Gratidão ?
A busca pela felicidade é o movimento criado pelo desejo da mente que busca sentir prazer, que busca segurança em meio à incerteza da vida. Esse movimento da mente cria a sensação de tempo. Passamos a viver entre o passado e o futuro e perdemos a vida, o eterno agora.