“A verdadeira viagem do descobrimento não consiste em procurar novas paisagens,

“A verdadeira viagem do descobrimento não consiste em procurar novas paisagens, mas em ter novos olhos”.
// MARCEL PROUST

“O destino de alguém nunca é um lugar, mas uma nova forma de ver as coisas”.
// HENRY MILLER

O único elemento que está fora da “foto” dessas duas frases (que são maravilhosas e inspiradoras) é o fato de que estamos míopes pra nossa própria vida neste momento. E, mais importante que isso, que dessa miopia nasce o sofrimento do qual fugimos e queremos eliminar correndo pra todo canto, com todas nossas estratégias e atividades, sem conseguir satisfação decente e digna.

É o problema com nossa visão (da vida, de nós mesmos e dos outros) que traz todos os outros problemas críticos do ser humano.

Então não é uma questão de termos um belo destino, que maravilha e tal, “ah, vai ser bom ter novos olhos, mas agora estou bem”. É uma questão de nos darmos conta que a situação atual é crítica, calamitosa. Não estamos bem. Nossa visão está, no mínimo, completamente turva e nos desorientando o tempo todo. 

Nossa visão não está num lugar bom, nem razoável. Nossa visão é a fonte dos problemas atuais.

Mas a situação se repete é que só vamos nos dar conta disso depois de muito apanhar com os tropeços e buracos. Com as crises e surtos. Aí, no meio de algum desses sofrimentos maiores, vamos nos questionar: “não é possível, deve ter algo que não estou vendo”.

Aí sim colocamos um pé no início da verdadeira viagem do descobrimento.

Enquanto isso, aguardamos a próxima crise.

//

Uma sugestão prática, que é algo que estamos fazendo bastante no trajeto da Grande Viagem: na próxima crise, use-a para fazer uma reflexão fundamental a esse respeito da visão. Pergunte-se: o que não estou vendo aqui? Que falta de visão (compreensão, consciência, etc) está me causando esse sofrimento?

É uma pergunta que faz bem pros olhos.

//

#autoconhecimento #visão #visãoespiritual #caminhoespiritual #marcelproust #henrymiller #frases #frasesereflexões #sofrimento #dukkha #crise #criseemocional #saúde #saúdemental #dharma

* * * * *

Publicado no Instagram do @_dharmalog. Siga aqui

More from Nando Pereira (Dharmalog.com)
Há uma grande diferença entre saber o caminho e andar o caminho, Neo (Matrix)
HÁ UMA GRANDE DIFERENÇA ENTRE SABER O CAMINHO E ANDAR O CAMINHO...
Leia Mais
Join the Conversation

3 Comments

  1. says: Lene Saldanha

    Nunca é sobre negação de nada, né. É só sobre ressignificar e ter sempre novos olhos para tudo e para o mesmo. Não é sobre “agora sou feliz”. É sobre “nossa, tem outros ângulos nessa história”. ???? post ????

Leave a comment
Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *