DEIXAR FLUIR, DEIXAR IR, DEIXAR SER…
Queria trazer esse trecho do Jung, do livro “O Segredo da Flor de Ouro”, para podermos entender um pouquinho melhor os processos psicológicos do desapego, por uma ótica mais ocidentalizada. Eis o que Jung diz:
“Tenho ficado profundamente impressionado com o fato de que uma novidade preparada pelo destino (para nós) raramente ou nunca corresponde às nossas expectativas conscientes.
E o que é ainda mais notável é que, embora essa novidade vá contra nossos instintos profundamente enraizados, (essa novidade do destino) é uma expressão estranhamente apropriada da nossa personalidade como um todo, uma expressão que dificilmente poderia se imaginar mais completa.
(…) A arte de deixar as coisas acontecerem, a ação através da não-ação, o desapego de si mesmo como ensinado por Meister Eckhart, tornou-se para mim a chave que abre a porta do caminho.
Devemos ser capazes de deixar as coisas acontecerem na psique. Para nós, esta é uma arte da qual a maioria das pessoas não sabe nada.
A consciência está sempre interferindo, ajudando, corrigindo e negando, nunca deixando os processos psíquicos crescerem em paz. Seria bastante simples, se a simplicidade não fosse a mais difícil de todas as coisas.”
//
O que Jung não escreve neste trecho, mas que está implícito, quase explícito, é que nós REJEITAMOS as novidades que o destino nos prepara, justamente por ir contra o que imaginamos. Uma rejeição ao ponto de negar e não aceitar.
Assim, jogamos fora a “chave que abre a porta do caminho”. (essa não é uma expressão pequena, pessoal).
É óbvio que não é fácil deixar algumas coisas acontecerem (rs, note bem, “deixar algumas coisas acontecerem”, quando elas já aconteceram…), então o ponto aqui não é cairmos no simplismo, nem negar a complexidade das situações difíceis, mas de lembrarmos que há um processo maior e mais completo em operação.
A chave que abre a porta do caminho.
//
Imagem: @igabrield1as ?
#desapego #deixarir #deixarser #fluir #deixarfluir #liberdade #consciência #psicologia #carljung
* * * * *
Publicado no Instagram do @_dharmalog. Siga aqui
???
Sem peso. Sem culpa. Apenas solte
Tão profundo….
????
Nossa, precisava ler isso ??