“A única coisa que está acontecendo é o momento presente, que está passando tão rápido que nós já praticamente o perdemos antes mesmo que ele esteja aqui”.
// JETSUNMA TENZIN PALMO
Olha o surrealismo da situação: já perdemos o momento presente antes mesmo dele chegar aqui. “Chegar aqui” (rs).
Ou como diria uma amiga: “meu Deus! Já é depois de amanhã!”
Essa é a insanidade dos nossos tempos.
Melhor dizendo, a insanidade do nosso tempo. Do nosso tempo particular. Do meu, do seu. A insanidade do tempo de cada um de nós. Nosso tempo é essa taquicardia, essa ansiedade, essa ocupação constante. Uma esteira funcionando o dia inteiro. Nunca pára, nunca sossega. A Terra dá um giro sobre si mesma em 24h, e gira em torno do sol em 365 dias, mas nós estamos indo muito mais rápido. Nossos corpos são obrigados a habitar o momento presente, mas nossa mente não está interessada nisso.
Obviamente o momento presente não está “passando tão rápido”, como a monja diz, é apenas uma força da expressão pra se referir à nossa perturbação mental, ao estado da nossa mente que opera numa velocidade tão alta e tão constantemente que o momento presente é como um foguete à velocidade da luz. É quase impossível percebê-lo.
//
Na verdade o encontro MENTES & TELAS não é pra falarmos de mentes e telas, é pra conseguirmos voltar a habitar o momento presente, o único lugar são da existência. É para buscarmos controlar esse processo maluco que o uso constante (displicente? exagerado? descontrolado? você define) dos celulares está causando às nossas mentes e que achamos que não causa, ou que causa pouco, ou que é tranquilo, que não prejudica.
A próxima vez que você sentir falta de concentração, procrastinação ou desmotivação, lembre-se de como e quanto está usando o celular. E lembre-se também do MENTES & TELAS (23/11). É justamente pra isso.
//
#momentopresente #jetsunmatenzinpalmo #presença #sanidade #saúdemental #aquiagora #frases #frasesereflexões #meditação #autoajuda #desenvolvimentopessoal #psicologia #estresse #ansiedade #curadaansiedade #procrastinação #faltadeconcentração #consciência #dharma
* * * * *
Publicado no Instagram do @_dharmalog. Siga aqui
Importantíssimo! Exato ??? „Eu nada te peço a ti, tarde de maio,
senão que continues, no tempo e fora dele, irreversível,
sinal de derrota que se vai consumindo a ponto de
converter-se em sinal de beleza no rosto de alguém
que, precisamente, volve o rosto, e passa…“ Drummond
Gente! Tão verdadeiro isso….. precisamos pelo menos observar mais nossa respiração durante o dia, pelo menos…. ??