Como atrair sofrimento e como atrair felicidade, em uma receita budista simples

“Nós atraímos sofrimento pelo egoísmo, e atraímos felicidade por abandonar esse egoísmo”.
// GESHE DORJI DAMDUL

Foi Adyashanti que falou uma vez que “falamos de amor e de sermos todos um, mas continuamos produzindo medo” (tem um post do Dharmalog com a essa fala toda dele, de 2022).

Lembro também da Jetsunma Tenzin Palmo dizendo que “queremos a iluminação, o despertar, mas continuamos nutrindo as causas do sofrimento”.

Não é só uma disparidade entre discurso e atitude no dia-a-dia, é um problema de fazer o contrário.

Como prática, podemos fazer uma investigação das nossos estados e nossas atitudes. Quando sofremos, podemos investigar se existe o apego ao eu, ao meu, às minhas idéias, às minhas coisas, ao meu jeito, aos meus planos, minha agenda, à minha identidade, etc. E quando estamos felizes, podemos investigar se essa mesma coisa está lá, ou se estamos mais voltados a respeitar aos outros, à consider mais os outros, o mundo, à compreender as necessidades e desejos de todos mais igualmente, a estender a mão.

Daqui a pouco estaremos naquele momento onde todos desejamos o amor, a renovação, a alegria, etc e tal, inspirados no Nazareno. Podemos dividir um pouco da atenção que damos às viagens, aos presentes e aos jantares com essa atitude menos egoísta. 

Precisamos atrair menos sofrimento e mais felicidade.

//

#egoismo #egocentrismo #sofrimento #sabedoria #saúde #felicidade #serfeliz #fimdosofrimento #altruismo #frases #dharma

* * * * *

Publicado no Instagram do @_dharmalog. Siga aqui

More from Nando Pereira (Dharmalog.com)
“Esteja presente com as coisas que já estão presentes. Seu corpo, sua respiração
“Esteja presente com as coisas que já estão presentes. Seu corpo, sua...
Leia Mais
Join the Conversation

4 Comments

  1. says: Daniela Fregonese

    “Por alguma razão, estamos sempre nos afastando do dharma. É como se o encarássemos como uma filosofia ou um curso rápido sobre autoaperfeiçoamento e, independente de quantas vezes tenhamos sido encorajados a aplicar a meditação e os ensinamentos à nossa vida emocional, continuamos esquecendo deles quando nos deparamos com uma situação difícil.“ Pema Chödrön ???

Leave a comment
Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *