Como atrair sofrimento e como atrair felicidade, em uma receita budista simples

“Nós atraímos sofrimento pelo egoísmo, e atraímos felicidade por abandonar esse egoísmo”.
// GESHE DORJI DAMDUL

Foi Adyashanti que falou uma vez que “falamos de amor e de sermos todos um, mas continuamos produzindo medo” (tem um post do Dharmalog com a essa fala toda dele, de 2022).

Lembro também da Jetsunma Tenzin Palmo dizendo que “queremos a iluminação, o despertar, mas continuamos nutrindo as causas do sofrimento”.

Não é só uma disparidade entre discurso e atitude no dia-a-dia, é um problema de fazer o contrário.

Como prática, podemos fazer uma investigação das nossos estados e nossas atitudes. Quando sofremos, podemos investigar se existe o apego ao eu, ao meu, às minhas idéias, às minhas coisas, ao meu jeito, aos meus planos, minha agenda, à minha identidade, etc. E quando estamos felizes, podemos investigar se essa mesma coisa está lá, ou se estamos mais voltados a respeitar aos outros, à consider mais os outros, o mundo, à compreender as necessidades e desejos de todos mais igualmente, a estender a mão.

Daqui a pouco estaremos naquele momento onde todos desejamos o amor, a renovação, a alegria, etc e tal, inspirados no Nazareno. Podemos dividir um pouco da atenção que damos às viagens, aos presentes e aos jantares com essa atitude menos egoísta. 

Precisamos atrair menos sofrimento e mais felicidade.

//

#egoismo #egocentrismo #sofrimento #sabedoria #saúde #felicidade #serfeliz #fimdosofrimento #altruismo #frases #dharma

* * * * *

Publicado no Instagram do @_dharmalog. Siga aqui

More from Nando Pereira (Dharmalog.com)
“Se nós estivéssemos caminhando na floresta, e uma nascente brotasse no exato mo
“Se nós estivéssemos caminhando na floresta, e uma nascente brotasse no exato...
Leia Mais
Join the Conversation

4 Comments

  1. says: Daniela Fregonese

    “Por alguma razão, estamos sempre nos afastando do dharma. É como se o encarássemos como uma filosofia ou um curso rápido sobre autoaperfeiçoamento e, independente de quantas vezes tenhamos sido encorajados a aplicar a meditação e os ensinamentos à nossa vida emocional, continuamos esquecendo deles quando nos deparamos com uma situação difícil.“ Pema Chödrön ???

Leave a comment
Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *