Acenderá, todo farol iluminará: uma música que inspira à esperança para a humanidade

“Acenderá, todo farol iluminará
Uma ponta de esperança”.

Sempre que eu ouvia essa música (“A Cura”) na minha adolescência sentia uma esperança na humanidade, uma esperança que podíamos e iríamos chegar a algum lugar muito nobre de ser e de viver. Não era tanto a letra, mas a música mesmo, a vibração que ela expressa. 

A música continua me inspirando até hoje quando a ouço, mas não tenho mais certeza se a humanidade está tão interessada em fazer algo digno para si e para todos os outros. Parece que temos confusão demais e sabedoria de menos. A sabedoria espiritual avança, temos mais mestres e recursos disponiveis para despertarmos, mas a politica, a midia, os radicalismos, as guerras… Não parece que estamos despertando.

Quando descobri o caminho do autoconhecimento compreendi que ele era a coisa mais digna, decente e nobre que podíamos fazer nessa vida. Que viver correndo sem saber, na inconsciência, pautados por valores sociais e culturais muito questionáveis (e muitos até tolos), era desperdício sério de tempo e de vida. Desde então, nunca vi nada que me demovesse dessa visão. Pelo contrário, ela só cresce, mais e mais e mais. Quando mais aprendo e exploro e pratico o caminho, mais vejo que precisamos de autoconhecimento como cura e crescimento e nobreza de sermos humanos.

Esses dias andando pela cidade “A Cura” tocou numa rádio. Senti que ela tinha o espirito da Grande Viagem do Autoconhecimento, com as coisas dessa jornada. Senti que queria associar as duas coisas aqui, como estão associadas em mim agora.

A esperança na humanidade anda complicada. Mas tenho esperança em cada um de nós, que vai querendo e buscando dignidade e sabedoria pra própria vida. Quero estar perto dessa gente, ser um irmão que caminha junto e trabalha por isso (não sou tão altruista assim, rs, mas estou aprendendo). Assim, através desse caminho, talvez tenhamos jeito.

“E toda a raça então experimentará
para todo mal
a cura”.

//

Em janeiro, a jornada de A Grande Viagem do Autoconhecimento estará aberta para quem quiser trilhá-la comigo. Mais infos nos próximos dias. 

//

#agradenviagem #autoconhecimento #sabedoria #espiritualidade #caminhoespiritual #dharma

* * * * *

Publicado no Instagram do @_dharmalog. Siga aqui

More from Nando Pereira (Dharmalog.com)
“A não ser que a mente seja domada por dentro, Inimigos externos serão inesgotáv
“A não ser que a mente seja domada por dentro, Inimigos externos...
Leia Mais
Join the Conversation

7 Comments

  1. says: Daniela Fregonese

    Krishnamurti, que felizmente ?conheci através do _dharmalog, diz que a sociedade é produto de nosso relacionamento e, se nosso relacionamento é confuso, egocêntrico, mesquinho, limitado, etc, projetamos isso e trazemos o caos para o mundo. Em suma, o que somos o mundo é. Não é muito simples sentir-se assim de fato. Eu ando bem pessimista em relação à sociedade, pois a destruição atinge muitos lugares…vivemos em guerra e causando sofrimentos desnecessários aos seres e a nós mesmos. Mas o jeito é começar aceitando que sou responsável, que tenho parcela no caos do mundo e buscar um caminho, que começa pela “limpeza da própria casa”. Autoconhecimento é fundamental. Obrigada

Leave a comment
Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *