“Resistência à massa organizada só pode ser efetiva por alguém que esteja tão or

“Resistência à massa organizada só pode ser efetiva por alguém que esteja tão organizado em sua individualidade quanto a própria massa”.
// CARL G. JUNG (em “The Undiscovered Self”)

Para sair do rebanho há que se tornar tão organizado e consciente e habilidoso como indivíduo quanto a massa está.

A frustração, a insatisfação e o desejo de libertação dos rebanhos todos exige organização interna, equilíbrio e sabedoria. 

A atração para ser rebanho é muito forte. Há muitos fatores e “justificativas” envolvidas, como segurança, previsibilidade, pertencimento e inúmeros “benefícios”.

Entrar na massa, para Jung, é se reduzir e perder a possibilidade de salvação, porque “a salvação do mundo está na salvação dos seus indivíduos”.

//

Para irmos além de frases e textos, precisamos trazer isso para nossa realidade e a Grande Viagem do Autoconhecimento é a grande jornada que o Dharmalog está propondo para assimilarmos essas sabedorias e as experimentarmos em nossas vidas. A força e a capacidade da organização individual são parte fundamental do itinerário da Grande Viagem do Autoconhecimento, e de fato estão permeadas por todo o trajeto. A organização interna está presente na viagem por exemplo na construção de um “mapa” interno individual de cada viajante, que inclui exercícios e encontros individuais com o guia Nando Pereira (tudo incluso na viagem). Ter um mapa desses nas mãos é um recurso inestimável para tomada de decisões, para auto-orientação e clareza em qualquer área da vida.

Se você se interessou, mande seu email por DM para receber mais informações da Grande Viagem do Autoconhecimento. Início em novembro de 2023.

//

#autoconhecimento #espiritualidade #mentoria #agrandeviagem #dharma

* * * * *

Publicado no Instagram do @_dharmalog. Siga aqui

More from Nando Pereira (Dharmalog.com)
O que vale mais no carma: intenção ou ação? A visão budista por Traleg Kyabgon
Esse tema pode ser bem complexo, embora pareça simples. Muita gente que...
Leia Mais
Join the Conversation

5 Comments

  1. says: Maria Terêsa Borges

    Os 12 Arquétipos JUNG. O inconsciente coletivo Difícil travar esta guerra. Difícil quebrar padrões. Sair do mesmo e voltar-se pra si mesmo. Longo caminho. Viagem inesquecível. Vamos pra dentro. E o caminho a seguir. Vamos lá. ??

Leave a comment
Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *