Esses gestos simples de generosidade como desse vídeo podem ser mais importantes

Esses gestos simples de generosidade como desse vídeo podem ser mais importantes para nossa saúde mental do que imaginamos: eles aniquilam (ao menos por um momento) a problemática mente egóica, fonte da maior parte das nossas perturbações, e a abrem para a percepção de que há outros seres querendo ser felizes e de que eles são tão importantes quanto nós. Isso não é percepção bondosa, é percepção real, pois todos somos de fato iguais. Se estamos achando diferente, nossa visão está turva.

E veja que não há nenhuma grande caridade envolvida, apenas uma lata de cerveja e um buquê de flores foram “gastos” nessas experiênciais. Os outros foram uma vaga de elevador, lixo na rua, um gesto de segurança na academia e duas bolas de beisebol. Não é tão difícil nem dispendioso. 

Por que a gente não faz mais?

Acho que todos conseguimos ver, sentir e entender que é da nossa natureza essa fraternidade e alegria em nos vermos todos felizes.

Os gestos no entanto só podem acontecer na mente que tem despreendimento (desapego), consciência e alegria de viver em paz. Mas o desprendimento por si só é muito difícil, pois estamos hipnotizados pelo transe do egoísmo e do individualismo cotidiano, todos achamos que precisamos ir no elevador exatamente agora, que não temos tempo para jogar lixo no lixo, que a bola deve ser minha porque fui eu peguei, que não vou dar lata de cerveja só porque o outro me ajudou, etc. 

Esse egoísmo cotidiano é patético quanto visto assim, num desfile de generosidades comuns à luz do dia. 

Se ao menos pudéssemos ter uma vontade maior de desfrutar da vida, conosco mesmos e com os outros.

Além disso, enxergar o outro e viver com ele pode resolver uma quantidade de tensões sociais, e correrias e competitividades inúteis e extremamente estressantes do cotidiano. 

Se o egoísmo é nossa principal doença espiritual (e física e emocional e social etc), como dizem alguns mestres, e generosidade é sem dúvida um caminho de sanidade e alívio.

//

Vídeo compartilhado do @sobrebudismo. ?

//

#generosidade #compaixão #felicidade #alegria #danaparamita #caridade #espiritualidade #bondade #autoconhecimento #autoajuda #amor #reelsdodia #dharma

* * * * *

Publicado no Instagram do @_dharmalog. Siga aqui

More from Nando Pereira (Dharmalog.com)
“O amor não é ensinado, é descoberto. A vida é a mestra.” — Gangaji
“O amor não é ensinado, é descoberto. A vida é a mestra.”...
Leia Mais
Join the Conversation

9 Comments

  1. says: Her Mestri

    Coitado do garotinho negro, ja disso. Agrada por pura e espontãnea pressão e acaba ficando sem, fiquei muito triste de ver isso pqp. Alem da imensa falsidade disso

Leave a comment
Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *