“A fadiga que sentimos não é tanto do trabalho acumulado, mas de um cotidiano fe

“A fadiga que sentimos não é tanto do trabalho acumulado, mas de um cotidiano feito de rotina e de vazio. O que mais cansa não é trabalhar muito. O que mais cansa é viver pouco. O que realmente cansa é viver sem sonhos.”

// MIA COUTO (em “O Universo Num Grão de Areia”)

Podemos chamar isso de “Sobre a Brevidade da Vida” parte 3. (veja os dois posts anteriores). Encaixa-se perfeitamente.

O que cansa é correr atrás do próprio rabo, sem destino certo. Ou talvez com destinos insipientes, coisas que não tem capacidade de trazer felicidade, ou objetivos que adotamos da prateleira que a sociedade nos ofereceu. Correr atrás deles é o que cansa. Correr sem querer correr. Acordar sem querer acordar. Pra que?

A vida merece mais que isso.

“A vida é longa o bastante e nos foi generosamente concedida” (Sêneca).

//

PS: Não gosto tanto da palavra sonhos, que pode remeter à fantasias, até a um escapismo. Trocaria por aspirações. Não ter aspirações realmente cansa, entedia, desmotiva. 

//

#autoconhecimento #aspiração #aspirações #miacouto #seneca #tempo #fadiga #cansaço #autoajuda #despertar #destinos #objetivos #propósito #sentidodavida #felicidade #depressão #ansiedade #saúde #dharma #frases #frasesereflexões #reflexões #sabedoria #literatura

* * * * *

Publicado no Instagram do @_dharmalog. Siga aqui

More from Nando Pereira (Dharmalog.com)
Thank you, Byron Katie. twitter.com/ByronKatie
Thank you, Byron Katie. twitter.com/ByronKatie #byronkatie #freedom #liberdade #prayer #oracao #gratidao #autoconhecimento...
Leia Mais
Join the Conversation

13 Comments

  1. says: Lene Saldanha

    Sonhos, aspirações. Mesmo na literatura de Mia sempre vejo os sonhos como aspirações e não só ao pé da letra. A Literatura é tão rica em aprendizados e interpretações que cabe ao leitor se abrir para as possibilidades. Quem lê Mia Couto sem passear pelas nusnces das palavras não vai alcançar toda sua potência. Então, coube muito bem aqui na tua proposta. ?

  2. says: Daniela Fregonese

    A Literatura traz essa dimensão de sonho – ou de aspiração- de maneira poética, linda. Obrigada por embelezar nossos dias e nos ajudar na renovação de energia e força. Que receba muita luz também!

Leave a comment
Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *