“Quem diria, depois de todos esses anos, de volta à Matrix”. Essa fala do chefe

“Quem diria, depois de todos esses anos, de volta à Matrix”.

Essa fala do chefe de Thomas Anderson (Keanu Reeves) no início do filme é o famoso esculacho, violento e desesperador, tão clichê quanto… todos nós que estamos de volta à Matrix depois de todos esses anos. Todos atrapalhados com suas vidas, frustrados com como ela se desdobra, com as armadilhas do destino, se esforçando pra tentar realizar metas e desejos, praticantes tentando retomar a prática, gente desconfiada do seu propósito, mas de alguma forma quase todos conformizados com o jogo e a normose. Quase todos medicados, torporizados, de casa para o trabalho e do trabalho para a casa, com aquela passadinha no café da esquina.

“Quem diria”!

Ah a surpresa irônica e sarcástica. O chefe de Thomas diria, obviamente, pois a Matrix é especialista em sugarnos de volta para seus pods de conformidade e parálise. Nós sabemos disso. A fala do chefe é direta até demais, é um soco no estômago e está confirmadissima na sala sofisticada de Thomas Anderson, com seus multi-monitores, seus prêmios, seu tapete corporativo impecável, ar condicionado central e aquela vista que toda empresa oferece a um contratado quando quer que ele fique muito tempo ali, sentado. O conforto posto desse jeito se mostra alçapão para os aspirantes a qualquer coisa digna nesta vida.

O filme vira o dedo pra nós e arrisca: você também tem uma sala dessas, não tem?

Todos temos. Não necessariamente salas com vista, mas, simbolicamente… salas com vista.

Parece que o tratamento da trilogia não surtiu efeito. O tumor está de volta. Então a diretora Lana Wachowsky teve que sacrificar a crença na sua própria trilogia brilhante, desconsiderando-a (ao menos parcialmente), chamando-a de entretenimento de criança, e criou uma obra subversiva de si mesma, tentando um novo tratamento de choque para essa doença. A Matrix.

Se vai surtir efeito agora? Ninguém sabe. Só vendo pra saber.

MATRIX 4 “RESSURECTIONS”
Sessão completa comentada e conversada.
Com Nando Pereira, jornalista, psicoterapeuta e autor do Dharmalog.

DOMINGO, 17/9, ÀS 18H.
Evento online gratuito. Via Zoom.
Inscrição necessária.
Vagas limitadas.

#matrix4 #matrixresurrections

* * * * *

Publicado no Instagram do @_dharmalog. Siga aqui

More from Nando Pereira (Dharmalog.com)
“Se houvesse um pouco mais de silêncio, se ficássemos todos quietos, talvez pudé
“Se houvesse um pouco mais de silêncio, se ficássemos todos quietos, talvez...
Leia Mais
Join the Conversation

1 Comment

Leave a comment
Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *