“Você não está onde gostaria de estar. Você sente que deveria estar em outro lugar”: Passageiros (clipe)

“Você não está onde gostaria de estar. Você sente que deveria estar em outro lugar.” (da cena do filme “Passageiros”, desse Reels).

Gosto da cara que o personagem faz quando ouve isso (dito acima) do garçom, é uma cara que diz “ah é, jura?”, “grandes novidade”.

Claro que ele queria estar em outro lugar.

Quem não queria?

Todo mundo quer.

Esse é o problema.

Esse é possivelmente o delírio principal da humanidade, em termos espirituais. Estamos vivendo sempre meio fantasmagoricamente, ou seja, meio ausentes de nós mesmos e deste momento. Sempre meio lá meio cá. Sempre perdidos no delírio de outro lugar, outro eu, outra momento.

Nós estamos fazendo algo aqui, com um pouco da atenção aqui, mas sempre também com uma parte da mente alucinando pelo que vem a seguir, sempre pelo que vem a seguir. E não temos muita consciência disso.

Mas como querer estar num lugar que não é bom? Que é triste? Hostil? Entediante? Solitário?

Há várias maneiras, e precisamos nos interessar por descobri-las. Porque esse delírio constante leva a uma profunda insatisfação, frustração, e infelicidade. Uma das maneiras que podemos tratar esse problema é tomarmos consciência que a realidade é impermanente e que não há um “estágio final”, onde tudo estará resolvido na vida. Não há ausência de problemas, sempre haverá algo para consertar. É esse chão eternamente incompleto que é nosso chão.

Como diz Dzongsar Khyentse Rinpoche:

“Inconscientemente somos atraídos pela expectativa de que chegaremos a um estágio (na vida) em que não teremos que consertar nada nunca mais. Um dia chegaremos ao “felizes para sempre”. Estamos convencidos da noção de “resolução”. É como se tudo o que vivemos até agora, durante toda a nossa vida até agora, fosse um ensaio geral. Acreditamos que nosso grande desempenho ainda está por vir, por isso não vivemos para hoje.” (JDKR)

//

Esse vídeo é original do canal de mspatylima, professora de inglês que faz essa tradução e legendagem em conteúdos de autoconhecimento, bem interessante. Agradeço a dica do filme e a tradução! ?

//

#momentopresente #presença #resolução #aquiagora #dzongsarkyentserinpoche # #dharma

* * * * *

Publicado no Instagram do @_dharmalog. Siga aqui

More from Nando Pereira (Dharmalog.com)
INSCRIÇÕES ABERTAS para o 2o ENCONTRO COM A SOMBRA! com 30% de desconto até as 2
INSCRIÇÕES ABERTAS para o 2o ENCONTRO COM A SOMBRA! com 30% de...
Leia Mais
Join the Conversation

2 Comments

Leave a comment
Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *