Crítica, elogio e felicidade: uma recomendação do yoga de Swami Sivananda

“As pessoas criticam os que casam, criticam os solteiros, criticam os monges. Não há nada na terra que não seja criticado. Crítica e elogio são vibrações no ar. Portanto, transcenda-os e seja feliz”.
// SWAMI SIVANANDA

“Desde de tempos antigos que se critica aqueles que muito falam,
bem como aqueles que pouco falam ou que não falam de todo.
Sempre foi assim. Todos são criticados neste mundo.
Nunca houve, não há e nunca haverá ninguém
que seja somente apreciado ou somente criticado.”
// BUDA GAUTAMA (no Dhammapada, v. 227-228)

Há uma frase que roda a Internet atribuida equivocadamente a Aristóteles que diz que “só há uma maneira de evitar a crítica: não fazer nada, não dizer nada e não ser ninguém”. Mas isso também não funciona, porque aqueles que não fazem nada ou não dizem nada ou não são nada também são criticados. Às vezes pior.

Então a saída é ou reprimir sua expressão e morrer com a música dentro de si ou ir pra dança. Não é uma escolha, é muito óbvia a resposta.

Isso lembra uma das mensagens fortes de Matrix 4 (quem assistiu na nossa sessão comentada vai lembrar): a escolha é uma ilusão. A gente já sabe o que tem que fazer.

“Tudo que a gente realmente quer é dançar “.
// JOSEPH CAMPBELL

//

No vídeo da dançarina que foi em frente e dançou na rua ao som do violino não observei nenhuma crítica. Ninguém não esboçou sequer um olhar de reprovação. Ela também parece não ter se preocupado com isso, entrou completamente na sua onda, no seu corpo. Não admira ter conquistado e inspirado tanta gente. Foi o Reels/vídeo mais reproduzido até hoje por aqui. E valeu bastante a pena.

//

“Transcenda e seja feliz”.

//

#crítica #julgamento #medo #coragem #inspiração #swamisivananda #buda #budagautama #dhammapada #reelsdodia #confiança #autoexpressão #dança #dance #fale #cante #escreva #publique #justdoit #amoràvida

* * * * *

Publicado no Instagram do @_dharmalog. Siga aqui

More from Nando Pereira (Dharmalog.com)
É isso, simples. É só pra lembrar. A gente já sabe, mas cai no buraco, e conti
É isso, simples. É só pra lembrar. A gente já sabe, mas...
Leia Mais
Join the Conversation

3 Comments

Leave a comment
Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *