O vídeo é de Pharrell Williams, músico e produtor americano, de 50 anos, e é imp

O vídeo é de Pharrell Williams, músico e produtor americano, de 50 anos, e é importante também porque ele tem um canal de comunicação forte com a nova geração, ele sabe que a mensagem é urgente.

Alguém pode dizer que não vamos conseguir ser mais espertos do que os algoritmos. jamais. E se formos, não será por muito tempo. Em termos de tecnologia de atração nas redes sociais, talvez. Mas superar os algoritmos significa mais que isso, significa usar algo que estamos bem acostumados a falar aqui: a consciência.

Não vejo outra maneira de superar os algoritmos se não for através do uso da tecnologia com consciência. SABER QUE ESTAMOS USANDO, em primeiro lugar. Segundo, ter consciência de COMO estamos usando: com qual finalidade, por quanto tempo, quais as redes, como elas me servem, que momento quero desligar, etc.

E o que estou disposto a PAGAR por esse uso, porque não só um gasto financeiro, é muito mais. É meu tempo, minha própria mente (que está sendo condicionada o tempo todo), meu próprio cérebro (níveis de dopamina sendo afetados, vícios reais sendo desenvolvidos), meu corpo, etc.

Porque usar os celulares e as redes sociais hoje não são coisas mais casuais, se tornaram hábitos massivos, que todos fazemos, o tempo todo (negue quem quiser, por sua própria responsabilidade). Os brasileiros estão no topo da lista de uso das principais pesquisas, geralmente entre os top 10 do mundo, algumas entre os top 3. A média é de 5h de uso diário.

Se entendemos o que Pharrell Williams está falando, precisamos fazer um exame de consciência e saber o que estamos fazendo a cada momento que pegamos o celular.

A questão não é condenar a tecnologia, isso é besteira, mas de saber usá-la. Precisamos mais do que nunca saber usá-la. Porque ela está sabendo mais do que nunca como nos usar. Pelas estatísticas de perturbações, falta de concentração, apatia, ansiedade e depressão, é cada dia mais urgente darmos uma guinada na maneira como usamos nossos celurares e algoritmos.

“Cada pessoa aqui é mais esperto que tudo isso”.

//

#pharrellwilliams #tecnologia #algoritmos #vícionastelas #dopamina #consciência #dharma

* * * * *

Publicado no Instagram do @_dharmalog. Siga aqui

More from Nando Pereira (Dharmalog.com)
“Curiosidade é precisamente o oposto da agressão”. // CHOGYAM TRUNGPA RINPOCHE
“Curiosidade é precisamente o oposto da agressão”. // CHOGYAM TRUNGPA RINPOCHE A...
Leia Mais
Join the Conversation

11 Comments

  1. says: Maria Terêsa Borges

    O algoritmo nos consome nos domina. Isso me faz lembrar uma época em que a vanguarda era não ter aparelho de TV na sala de estar. Parece estranho mas esse período existiu por vários anos; principalmente entre os intelectuais. A fama e o consumo de programas era desprezada por estas classes e ninguém admitia assistir novelas rsrs. Bem voltamos a novo impasse muito além do consumismo. E a Pandemia intensificou este consumo para as Home office. É verdade somos muito mais do isso. O uso em excesso das mídias trás um embotamento mental . Por vezes qdo ultrapasso o número de horas nas redes sociais me sinto cansada exausta de ver tantas informações tantos esportes tanta competição. Desligo o celular e estou no mesmo lugar perdendo tempo precioso de vida.

Leave a comment
Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *